Encontro apresenta iniciativas e resultados do SRI do Sudoeste

Na quarta-feira (14), representantes de várias entidades, tanto públicas quanto privadas, reuniram-se na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Pato Branco) para discutir os progressos e as realizações do Ecossistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI). O evento destacou iniciativas e resultados significativos que estão moldando a região como um polo de inovação.

Encontro de Governança e Inovação

O encontro reuniu integrantes dos municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Realeza, que compõem a governança do SRI. Através da metodologia ELI, que identifica cidades com alto potencial de inovação, o SRI tem implementado práticas que incentivam a evolução de ambientes urbanos em direção à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, enfatizou a importância do encontro para a integração e o fortalecimento das práticas de gestão do ecossistema. “Foi um momento para demonstrar o trabalho realizado e as estratégias construídas através da integração das instituições, que têm garantido resultados tão importantes para toda a região”, comentou Colini.

Projetos de Destaque e Impacto Regional

Entre as iniciativas destacadas está o “Inova Queijo”, um programa que busca formar e aperfeiçoar queijeiros, além do apoio da UTFPR ao “melado de Capanema”, um projeto que investiga a interação das abelhas com a mata nativa, produzindo um mel único.

Evandro Vicente de Cezaro Brandalizze, presidente do SRI, destacou a eficácia das ações do grupo: “O SRI chegou a 95% de efetividade em suas ações, o que reflete a forte sinergia entre as instituições participantes e o compromisso de levar a inovação para mais perto das pessoas.”

Compromisso com a Inovação e o Desenvolvimento

Alessandro Moraes, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, ressaltou a importância de uma abordagem profissional e estratégica para alcançar resultados positivos. “Nós nos pautamos pelo planejamento, objetivos, indicadores e resultados. Ter essa mentalidade faz total diferença e é fundamental para que possamos avaliar o que tem dado certo e no que precisamos melhorar”, explicou Moraes.

Cledson Lodi, presidente do Conselho Municipal de Francisco Beltrão, enfatizou a importância dos conselhos em manter a uniformidade das ações: “Isso permite que uma ação executada em uma cidade possa ser replicada em outra, potencializando o desenvolvimento regional através da troca de informações e experiências.”

Resultados e Futuro do Ecossistema de Inovação

Desde 2022, o SRI promoveu 433 ações, contribuindo apenas em 2023 com o surgimento de 251 novos projetos de startups. Além disso, o ecossistema alcançou a marca de 525 startups, com mais de 20 projetos aptos para incubação no ano passado.

LEIA MAIS

Para César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, os resultados são o fruto de anos de trabalho dedicado. “Os resultados são visíveis, com empresas alcançando mercados internacionais e a universidade integrada com o mercado de trabalho, demonstrando um ambiente bem estruturado de inovação”, concluiu Rissete.

Este encontro reafirma o compromisso do sudoeste do Paraná com a inovação, marcando a região como um exemplo de desenvolvimento e integração tecnológica.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.