Enio Verri debate futuro do setor elétrico em fórum no RJ

No dia 10 de abril, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou do painel “Qual o futuro do setor elétrico com as mudanças no ambiente de contratação, novos arranjos e avanços tecnológicos? Visão dos CEOs”, durante o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia 2025, realizado no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, promovido pela Forbes com apoio da Dominium Produções, reuniu lideranças do setor para discutir tendências e desafios da energia no Brasil.

Acompanhado do diretor financeiro da usina, André Pepitone, e de assessores, Verri destacou a relevância da Itaipu na geração de energia firme, essencial para a estabilidade do sistema elétrico nacional. “Com o crescimento de fontes intermitentes, como energia solar e eólica, as hidrelétricas, que produzem energia firme, são indispensáveis para garantir o fornecimento contínuo de eletricidade”, afirmou. Ele também enfatizou a importância da inovação tecnológica para o futuro do setor elétrico.

Verri abordou a modernização em curso na usina, que visa aumentar a eficiência energética. “A atualização tecnológica da Itaipu permitirá produzir mais energia com a mesma infraestrutura, contribuindo para a redução do preço da eletricidade em todo o Brasil”, explicou. Essa iniciativa reforça o papel da hidrelétrica na matriz energética brasileira, alinhada às metas de sustentabilidade e eficiência.

O painel contou com a participação de outras lideranças, como Ivan Monteiro, presidente da Eletrobras; Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil; Antonio Scala, diretor presidente da Enel Brasil; Fabio Zanfelice, CEO da Auren; Gustavo Estrella, CEO da CPFL; e Lino Cançado, CEO da Eneva. A moderação foi conduzida por Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia 2025, que ocorre nos dias 10 e 11 de abril, também abordará temas como ESG no setor elétrico, com foco na sinergia com a COP 30, além de discussões sobre novos modelos de mercado, armazenamento de energia, expansão da geração distribuída e principais projetos legislativos do setor no Congresso Nacional.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.