Redação com agências
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) lançou neste final e ano, um e-book com o objetivo de que as férias infantis sejam uma oportunidade para que pais e filhos compartilhem momentos agradáveis juntos.
O livro digital “Crianças de férias – Um guia para manter alimentação equilibrada e incentivar a atividade física”.
Entre as orientações do material que é assinado pela equipe de nutrição em conjunto com o Departamento de Obesidade Infantil, estão dicas de diversão e alimentação de forma equilibrada, tanto para quem vai viajar, ou quem vai ficar em casa.
Muitas das dicas do e-book vão ao encontro do que Grace Teles, odontopediatra com formação em medicina do estilo de vida, também defende como benéficas na interação entre pais e filhos nos períodos de férias escolares.
Manter o contato com a natureza é sempre bom para a saúde de adultos e crianças e promove muitos aprendizados, como destaca Grace Teles.
Segundo a especialista, os pais podem e deve mais flexíveis durante as férias escolares, mas devem estabelecer limites. Ela orienta também que é ficar em casa sem rotina e sentado em frente as telas é uma prática que merece cuidados. Nesses momentos, a criança costuma perder a noção do tempo o que acaba a postura e a forma de se alimentar adequadamente.
Menos tempo parado
Seguindo o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) defende, de que crianças devem praticar pelo menos 60 minutos de atividade física ao dia, o e-book lembra que as férias são uma ótima oportunidade para reduzir o tempo gasto em telas como celulares, tablet, computador e televisão e aproveitar o calor do verão para estimular brincadeiras ao ar livre.
Entre as dicas sugeridas, a inclusão de brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, queimada, jogar bola, amarelinha, andar de bicicleta, pular corda etc. Também inclui danças, esportes e colaboração nas tarefas domésticas como passear com o cachorro, entre outras.
Como benefícios da realização de atividades físicas:
– Melhora da saúde;
– Melhora das habilidades de socialização;
– Melhora da cognição e da saúde mental;
– Redução do risco de obesidade.
Alimentação
O livro lembra que as férias por si só já estão associadas ao fato de sair da rotina, o que acaba também por flexibilizar os horários das refeições.
Mesmo que as crianças passem a ter novos horários, os profissionais que elaboraram o e-book afirmam que este é o momento que possibilita aos pais estarem mais presentes nas refeições e mais, criando interações.
A recomendação é de que pelo menos as três refeições principais; café da manhã, almoço e jantar sejam mantidos, além de evitar picos de fome ao longo do dia, planejando lanches.
O material apresenta como dicas práticas o consumo de:
– Frutas frescas ou desidratadas;
– Iogurtes com baixo teor de gorduras, biscoitos integrais, bolos simples;
– Sanduíches preparados com pães integrais e recheados com pastas ou queijo branco;
– Milho cozido ou torta caseira com legumes.
Hidratação
A publicação ainda lembra da importância de ingerir água para a hidratação do organismo. “É importante estimular o consumo de água, ter sempre uma garrafa d’água e oferecê-la ao longo do dia, especialmente durante a prática de atividades físicas”, afirmam os profissionais.
Comentários estão fechados.