No fim da tarde desta quinta-feira (24), foi realizada no Largo da Liberdade a assinatura de um convênio entre o Município de Pato Branco e entidades ligadas ao fomento de modalidades esportivas. Por meio da parceria, o Município destinará R$ 980 mil em recursos para 14 entidades, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
As entidades foram selecionadas por meio de um chamamento público, em conformidade com uma lei de repasse de recursos, destinada ao atendimento de organizações esportivas.
De acordo com Alexandre Zoche, secretário municipal de esporte e lazer, o chamamento é aberto por modalidades. No ano passado, o projeto beneficiou quatro entidades com repasses no total de R$ 380 mil. Segundo Zoche, os recursos são oriundos do caixa livre do Município.
As entidades precisam apresentar um plano de trabalho detalhando a utilização dos recursos. “Elas vão gastar em viagens, alimentação, hospedagem, alugueis, enfim, elas podem estar usando de acordo com o plano de trabalho que cada entidade nos apresentou”, completa.
Podem ser contempladas entidades sem fins lucrativos, com pelo menos um ano de fundação, e que representem o município em suas modalidades. De acordo com Zoche, as organizações também precisam prestar uma contrapartida social, de acordo com as suas estruturas.
Um exemplo é o Pato Futsal, que precisará realizar projetos sociais nos bairros. A organização ligada a bocha promoverá o fomento da sua modalidade, por meio da organização de competições, por exemplo.
A publicação do edital é feita anualmente. Segundo Zoche, a programação inicial era realizar o repasse aos contemplados em oito parcelas. Porém, devido a ajustes no setor de licitação por conta da confirmação de casos de covid-19, os prazos de repasses foram readequados em seis parcelas.
O secretário avalia, que por meio de iniciativas como essa o Município consegue ampliar sua capacidade de inclusão da comunidade dentro do esporte. “Se o Município precisasse desenvolver todos esses projetos seria preciso um grande investimento. O objetivo é que as entidades consigam se organizar e ter vida própria com o município oferecendo um suporte”, diz Zoche.
Além dos recursos diretos, o Município também contribui com outras entidades esportivas de outros modos, como o auxílio por meio de transporte ou apoio na organização de eventos.
Ainda este ano deverão ser feitos chamamentos para modalidades como basquete, futebol e esportes eletrônicos.
Entidades beneficiadas:*
– Associação Basquetebol Arte de Pato Branco
– Associação Colosso da Baixada (Futebol juvenil)
– Associação de Handebol de Pato Branco
– Associação de Voleibol de Pato Branco
– Associação dos Corredores de Rua de Pato Branco
– Associação Pato-branquense de Bocha
– Associação Pato-branquense de Futsal Feminino APFF
– Associação Pato-branquense de Kickboxing e Boxe
– Associação Silva Taekwondo
– Centro Integrado Para o Desenvolvimento do Esporte Amador (Pato Futsal)
– Instituto Theóphilo Petrycoski (Ginástica Rítmica)
– Kart Clube Pato Branco
– Quebra Freio Bike Clube Pato Branco
*Fonte: Assessoria/PMPB