Pato Branco possuí, segundo o OngsBrasil – que reúne dados do Governo Federal, no mínimo 15 Organizações Não Governamentais (ONG`s). A estatística, porém, é bem diferente da realidade. A cada ano, novas pessoas se unem, no intuito de melhorar a vida do outro. Com essa finalidade, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) se multiplicam, e ao mesmo tempo, demandam de qualidade de gestão para sobreviver e manter seus serviços à comunidade.
No próximo dia 2 de março (quinta-feira), o Grupo Gama com apoio do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizarão o primeiro Fórum do Terceiro Setor, com o tema “Preparando as Entidades para a Sustentabilidade através da mobilização de recursos”. O evento que abordará a gestão em organizações sociais, pretende reunir todos os envolvidos para discutir e encontrar soluções que aumentem a sustentabilidade das entidades de Pato Branco.
Segundo Cleuza Chiochetta, gestora do Gama, é uma oportunidade para potencializar o desenvolvimento do terceiro setor e encontrar alternativas, para enfrentar o fator motivador do evento. A dificuldade que a maioria das entidades encontram diariamente na gestão, no que se refere à captação de recursos para a manutenção dos seus projetos. O tema será abordado em duas etapas durante a programação. A primeira será direcionada para os gestores e convidados, dirigentes de OSC, diretores e líderes de hospitais filantrópicos, voluntários, parceiros, mantenedores e representantes do poder público. Já a segunda, terá como alvo o voluntariado em geral, onde o tema abordado será “Voluntariado e Responsabilidade Social”.
De acordo com Cleuza, é necessária uma orientação dos atores que envolvem as entidades em função de um objetivo comum. Promover uma rede de esforços, para alcançar a sustentabilidade das instituições do terceiro setor no município. O palestrante do evento, Tadeu Pedro Vieira, possuí MBA em Planejamento Tributário e há 10 anos palestra sobre o terceiro setor, tendo atuação contábil de 23 anos.
“Com um conteúdo super atualizado e um palestrante consagrado na área, o evento pretende capacitar profissionais envolvidos em movimentos e instituições que buscam transformação social com sustentabilidade”, frisa Cleuza.
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil foi regulamentado através da Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, e segundo Cleuza, até o dia de hoje, muitas entidades estão em fase de adaptação e interpretação do regulamento. Foi pensando nessa realidade, que também o fórum foi construído, segundo Cleuza. “O que se pretende através dessa iniciativa é sensibilizar as instituições da necessidade de estarmos juntos nas reinvindicações, e nas ações, buscando também parcerias com empresas do setor privado, encaminhando as forças sociais em prol de uma sociedade mais justa”.
Para concretizar os objetivos, o Fórum irá unir prática e teoria. “Queremos conectar pessoas, fortalecer o terceiro setor, discutir problemas comuns e apresentar soluções conjuntas, tudo através de uma metodologia que une teoria e prática e habilita a organização da sociedade civil, para parcerias com o poder público”. Para a gestora, Pato Branco é grandemente reconhecida pelo seu trabalho social e isso demanda, cada vez mais, atenção ao terceiro setor em incentivos e contrapartidas. “Precisamos nos organizar como entidades. Sabermos quem somos e realizar definitivamente uma mudança de paradigmas, que até começa a ser superado. A gestão das entidades precisa se profissionalizar. Só assim, o desenvolvimento de projetos para a sustentabilidade será viabilizado, e os projetos terão sucesso”, finaliza.
O evento inicia às 13h30, e acontecerá no auditório do Sindicomércio. O ingresso é 1kg de alimento, que será sorteado entre as entidades participantes. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo endereço de e-mail: gamapatobranco@hotmail.com ou pelo WhatsApp 46 3223 1181.
Comentários estão fechados.