Entidades promovem doação de sangue pelo Dia dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Uma série de entidades em parceria com o Hemonúcleo de Pato Branco promoveram um mutirão de doações de sangue como parte da programação do Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, lembrado nesta terça-feira (21).

A ação seria realizada de forma integrada a uma motociata, que por conta do mau tempo foi transferida para o próximo sábado (25). De acordo com Angélica Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da associação Iguais nas Diferenças, duas das entidades que organizaram o evento, a mobilização foi pensada para aliar a conscientização para os direitos das pessoas com deficiência com a necessidade de repor os estoques do hemonúcleo.

A intenção era incentivar os participantes da motociata a doarem sangue. Apesar do adiamento, várias pessoas participaram da doação, que pode ser realizada ao longo da semana.

Segundo Angélica, o novo horário da motociata ainda será confirmado. O roteiro deve seguir até a Escola Municipal Rocha Pombo, pela Agência do Trabalhador, pela Escola Carlos Almeida (APAE), no bairro São Vicente, e terminar na sede da Associação Iguais na Diferença e da Associação dos Deficientes Físicos de Pato Branco (ADFPS), na rua Altamira, bairro Bonatto.

A participação é aberta a todos os interessados. “A pessoa que se identificar pela causa, pela luta das pessoas com deficiência, que se faça presente no dia que estaremos lá com placas, cartazes referentes ao dia”, disse Angélica, em entrevista ao Diário na última semana.

Outra atividade está sendo promovida pela Agência do Trabalhador de Pato Branco, que fará um mutirão para estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

De modo geral, serão feitas atividades de orientação sobre as legislações a respeito do tema, tanto para candidatos a vaga quanto para empresas. Ao longo da semana também serão feitas entrevistas de emprego e orientações na praça presidente Presidente Vargas.

Conferências

Ao longo desta semana também serão realizadas as pré-conferências para discussão dos eixos de debate da conferência municipal dos direitos da pessoa com deficiência, que deve ser realizada no dia 8 de outubro.

Os encontros deverão ser realizados conforme o seguinte cronograma: dia 22/09, às 8h30, no Cras do bairro Alvorada; dia 24/09, às 13h30, no Cras do bairro São João; dia 23/09, às 14h, no Creas em conjunto com a Apae; dia 23/09, às 19h15, na sede da União de Bairros, no bairro Bonatto; dia 24/09, às 13h30, na Associação Iguais nas Diferenças.

A participação em todos os eventos, incluindo a conferência municipal, é aberta a toda a comunidade. A conferência deverá determinar diretrizes, apurar e validar propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual, com o objetivo de criar políticas públicas sobre o assunto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.