A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela administração de 662 km de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, avança no programa de recuperação do pavimento da BR-163, trocando placas de concreto e recuperando trechos de asfalto, um dos mais importantes corredores logísticos do país. Em pouco mais de dois meses de operação, a empresa já requalificou 220 km de rodovias, revitalizou 190 mil m² de sinalização horizontal e substituiu 1.920 placas de sinalização vertical. Além disso, realizou roçada e limpeza em 1.500 km de estradas.
O cronograma priorizou a região Sudoeste, onde foram identificados trechos em condições críticas. A BR-163, que conecta Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, é estratégica para o escoamento da produção agrícola e, por isso, as intervenções emergenciais são essenciais para garantir segurança e fluidez no tráfego.
“Além do pavimento, atuamos em sinalização horizontal e vertical, roçada e implantação de dispositivos para reduzir velocidade e evitar acidentes”, afirmou Silvio Caldas, diretor-executivo da EPR Iguaçu.
600 placas de concreto serão trocadas
Nos trechos de pavimento rígido (concreto), foram detectadas patologias que exigem substituição de placas. Até agora, 140 placas já foram trocadas e, ao longo do trecho, serão substituídas mais de 570 unidades.
Segundo Caldas, a recuperação do pavimento rígido é complexa e segue várias etapas: corte, demolição, limpeza, preparação da base, assentamento da nova placa, concretagem, cura, corte de juntas e selagem. Todo o processo é acompanhado por testes de nivelamento, resistência e espessura.
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Nos segmentos de pavimento flexível (asfalto), as obras incluem tapa-buracos, fresagem e microrrevestimento, que já somam 70 km de pistas e demandaram 30 mil toneladas de massa asfáltica.
Segurança viária e pontos críticos
Durante as inspeções, três trechos foram identificados como críticos:
- Km 138 – implantação de tachões e revitalização da sinalização para reduzir imprudências por excesso de velocidade.
- Km 141 – retorno com alto índice de acidentes; receberá revitalização completa de sinalização e obras no pavimento.
- Km 160 – trecho sinuoso; passará por readequação da sinalização e implantação de dispositivos para reduzir velocidade.
Nesses pontos, radares serão instalados após aprovação da ANTT e da Polícia Rodoviária Federal.
Com as melhorias, motoristas já percebem avanços. “A pista está mais segura e confortável, mesmo com obras em andamento”, relatou Igor Grapiglia, eletricista que utiliza a BR-163 com frequência.
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