Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, as atletas de ginástica rítmica de Pato Branco, na categoria adulto, representaram com destaque o município no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica 2023, a principal competição nacional da modalidade. Com um desempenho impressionante, elas garantiram a 5ª posição na classificação geral por equipe, o 9º lugar na categoria Elite, e um excelente 3º lugar no nível II nos aparelhos bola e maças.
O prefeito Robson Cantu comemorou a conquista, enfatizando a importância do resultado para a modalidade no município: “É um momento ímpar para a ginástica rítmica em Pato Branco estar entre as cinco melhores equipes do Brasil. Esse resultado é fruto de todo o investimento que temos feito desde 2021, tanto no alto rendimento quanto na iniciação. Parabéns às ginastas e obrigado por representarem Pato Branco”.
A competição foi realizada em Campo Grande (MS) e contou com a participação de 24 equipes representando 17 estados brasileiros, com um total de 137 ginastas. As atletas de Pato Branco que participaram do evento foram Ana Laura Girolometto, Maria Eduarda Girolometto e Mariana Batista de Paula no nível II; Bettina Vanin Martini e Mayte Vargas no nível I; e Kauany Zanettin Paes na categoria Elite.
Nesta terça-feira (4), as ginastas compareceram à Prefeitura para uma reunião com o prefeito e a imprensa local, onde compartilharam suas experiências e emoções. Ana Laura, uma das ginastas pato-branquenses, começou a praticar ginástica rítmica no projeto de iniciação aos 9 anos e, aos 15, competiu pela primeira vez no campeonato na categoria adulto. Para ela, representar o município e conquistar uma medalha traz muita felicidade e motivação para continuar se dedicando ao esporte.
O Projeto de Ginástica Rítmica é uma iniciativa da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e é desenvolvido pelo Instituto Theóphilo Petrycoski. Seu objetivo é proporcionar a vivência da modalidade para meninas de 5 a 15 anos, visando a um futuro melhor com mais qualidade e a projeção de talentos a níveis regional, estadual, nacional e internacional. O projeto conta com o patrocínio da Atlas Eletrodomésticos e o apoio do Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), Unimed Pato Branco e Estação Gourmet Restaurante.
Atualmente, o projeto engloba 58 ginastas de alto rendimento e beneficia cerca de 400 crianças e adolescentes na fase de iniciação ao esporte.
Classificação Geral
- 5º lugar por equipe
Nível II
- 6º lugar: Mariana Batista de Paula
- 26º lugar: Ana Laura Girolometto
- 45º lugar: Maria Eduarda Girolometto
Nível I
- 6º lugar: Mayte Vargas
- 19º lugar: Bettina Vanin Martini
Elite
- 9º lugar: Kauany Zanettin Paes
Bola
- 3º lugar: Ana Laura Girolometto (nível II)
- 7 lugar: Kauany Zanettin Paes (elite)
Maças
- 3º lugar: Mariana Batista de Paula (nível II)
Classificação geral das ginastas
- 10º lugar: Kauany Zanettin Paes
- 16º lugar: Mayte Vargas
- 30º lugar: Bettina Vanin Martini
- 46º lugar: Mariana Batista de Paula
- 72º lugar: Ana Laura Girolometto
- 95º lugar: Maria Eduarda Girolometto
Comentários estão fechados.