A Equipe Pato Baja da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, participaram da 19ª Competição BAJA SAE Brasil – Etapa Sul, realizada de 12 a 14 de novembro de 2022 na Universidade de Caxias do Sul – UCS em Caxias do Sul – RS. No total, 20 alunos da equipe, coordenados pelos professores Ricardo Bernardi e Adelino Caccarini, participaram da competição.
A competição tem como proposta avaliar e comparar projetos, possibilitando a prática do conteúdo passado em sala de aula e preparando os alunos para o mercado de trabalho.
De acordo com o capitão da equipe Pato Baja, Gilmar Derpho, no primeiro dia de competição o projeto foi avaliado quanto ao cumprimento do Regulamento, validando a segurança dos condutores.
O veículo, construído pelos membros da equipe passam para as demais avaliações da competição se for aprovado nesses itens de segurança. Outro item importante é a avaliação de projeto realizada por grandes profissionais da área, levando em consideração o nível técnico e qualidade do projeto, a apresentação e a capacidade argumentativa dos apresentadores. Nesta categoria, os três melhores projetos de cada subsistema são classificados para uma avaliação final. “Nossa equipe foi aprovada em sete desses oito possíveis subsistemas”, comenta.
No primeiro dia, a equipe de Pato Branco alcançaram a primeira colocação em projeto de powertrain e em suspensão e direção; 2º lugar em projeto de freios, em cálculo estrutural e em gestão; e 3º lugar em projeto de eletrônica e estrutura e em acabamento.
O segundo dia também rendeu premiações para os alunos, com a avaliação do protótipo segundo seu comportamento dinâmico, passando por provas de aceleração, frenagem, velocidade final, tração, manobrabilidade, suspensão e super prime (confronto estilo mata-mata entre dois protótipos correndo em um circuito fechado). A Pato Baja conquistou a 1° colocação em tração e suspensão e 2° colocação no super prime, conquistando a 1° colocação geral nesta categoria.
A competição se estendeu para o terceiro dia, quando aconteceu a prova de enduro, onde o protótipo foi conduzido por quatro horas seguidas, parando apenas para abastecer ou em caso de dano.
Nesta prova, o veículo foi exposto aos mais diversos obstáculos, com o intuito de avaliar a confiabilidade e desempenho do protótipo em condições extremas, colocando em prova todo o desenvolvimento do veículo. Nesta categoria conquistamos a 1° colocação com 72 voltas completas no circuito de aproximadamente 700 metros.
Competição Baja SAE Sul
As competições são realizadas anualmente, em diferentes cidades da região Sul. A equipe é composta por estudantes dos cursos de engenharia e que representam suas instituições de ensino na competição. A equipe Pato Baja, além de contar com alunos de engenharia civil, mecânica, elétrica e de computação, também conta com alunos de administração.
Pato Baja
Fundada em 2012, a Pato Baja tem como objetivo projetar e construir um protótipo off road de alto desempenho e performance. Os desafios têm enfrentados tem como objetivo preparar os membros da equipe para o mercado de trabalho.
Comentários estão fechados.