Assessoria
Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Lourenço do Oeste (SC) e professores da Faculdade Mater Dei realizaram a primeira visita no lugar onde futuramente será o parque ambiental. O objetivo foi fazer o reconhecimento da área, do relevo, da vegetação, da hidrografia e da acessibilidade para que seja possível o desenvolvimento do projeto.
O município recebeu a área em doação no fim de 2019 e, segundo o projeto de lei, envolve cinco áreas de preservação permanente localizadas no loteamento Menegatti II, próximo ao Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, com área total 28.939,98 metros quadrados. O objetivo do Parque Ambiental é oferecer aos lourencianos uma opção de lazer e contato com a natureza.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Guilherme Maximiliano Reichert Negri, a prefeitura firmou um Termo de Cooperação com a Faculdade Mater Dei para prestação de serviços de projeto arquitetônico, arquitetura de interiores e de paisagismo através dos Escritórios Modelos de Arquitetura (EMA) e de Engenharia Civil (Emec). “Os escritórios desenvolvem projetos técnicos de intuito social e pedagógico estendidos aos órgãos públicos e o projeto do parque ambiental não terá custo ao município”, diz.
Prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi completa dizendo que o parque ambiental está no Plano de Governo da gestão municipal e será um ganho para toda a comunidade. “Teremos uma nova opção de lazer para caminhadas, passeios e contemplação da natureza. Estamos fazendo um planejamento estratégico e consciente para conservar a área e torná-la um local atrativo também para visitantes de outras cidades”, finaliza.