Na quarta-feira (12) foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e para celebrar, a equipe de coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Pato Branco presenteou os profissionais com canecas personalizadas e cupcakes, simbolizando a gratidão para os que exercem essa profissão necessária e indispensável.
Os itens foram entregues para os 224 profissionais das equipes de enfermagem de todos os setores da Secretaria de Saúde do município por profissionais vestidos de Capitão América e Mulher Maravilha, para simbolizar o trabalho de super-heróis que os profissionais da saúde têm realizado diariamente em suas carreiras, que foram impactadas pela pandemia. “Os profissionais de enfermagem têm sido guerreiros, enfrentando a situação e atendendo esses pacientes, são chamados diariamente de heróis e por isso estamos os homenageando dessa forma”, afirma uma das organizadoras da semana da enfermagem e coordenadora das ESFs, Gleide Cátia Presotto Bedenaroski.
Semana da enfermagem
A semana da enfermagem é realizada entre os dias 12 e 20 de maio anualmente, mas devido a pandemia, esse ano será marcado apenas pelos brindes e por uma homenagem realizada pela coordenação. “Os profissionais estão com muitas atividades, campanhas, capacitações e ainda temos os atendimentos nas unidades de saúde, é muita coisa”, comenta Gleide.
O objetivo dessa semana é homenagear o trabalho e o cuidado dos profissionais para a saúde da população, buscando a valorização e reconhecimento pelo importante papel que desempenham na sociedade.
Reconhecimento
Para a enfermeira coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Simone Fátima Duarte, nesse período de pandemia, onde os profissionais estão esgotados, ser lembrados ajuda a tirar um pouco o foco do trabalho e da exaustão em que se encontram. “Atuo na área há 20 anos e nunca havia trabalhado tanto, mas a nossa coordenação nos reconhece e dá força, temos uma equipe unida e ajudamos uns aos outros. ”, comenta.
A enfermeira resume o que tem sentido em gratidão, “passar por esse período é muito difícil, mas sou grata por até hoje não ter sido contaminada pela covid-19, além de poder prestar o meu trabalho a sociedade”.
Simone conta que apesar de todas as dificuldades encontradas na profissão, não pensa em mudar de carreira. “Eu amo o que faço e cuidar das pessoas é o que me dá forças diariamente, é gratificante ver a recuperação dos pacientes e saber que somos capazes de ajudar a salvar vidas, sem contar que o carinho que recebemos da população é muito gratificante”, finaliza.
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto, Patrícia Raquel Silva Buono, comenta que ficou emocionada com os presentes recebidos. “É o nosso trabalho, mas receber o reconhecimento sobre o que temos feito acalenta nossa alma”.
Para Patrícia, ser enfermeira durante a pandemia tem sido difícil e exigido muito de todos que trabalham na área da saúde, por isso, receber o reconhecimento ajuda a seguir em frente e manter a esperança.