A semana de páscoa chegou e a comunidade se reúne de diversas formas para celebrar o momento. Nas escolas, a expectativa é grande, prova disso é a programação da Escola Crescer, de Pato Branco, que há duas semanas vem trabalhando com seus alunos o Projeto de Páscoa.
De acordo com a coordenadora pedagógica do ensino infantil da escola, Patrícia Cristine Neto Martins, o objetivo principal do projeto é mostrar para as crianças a importância do momento e da vivência do que realmente significa a páscoa, através de uma metodologia diferenciada, onde é trabalhado “o princípio das coisas”. “Ou seja, trouxemos a história sobre a páscoa, desde a primeira comemoração, com a saída dos Judeus do Egito, quando estavam escravizados, até a comemoração de Jesus com seus discípulos por ocasião de sua morte e ressurreição.
Ao longo dos últimos dias, a escola veio trabalhando a data com seus alunos e, para esse ano. “Foi por você”, consistiu no tema escolhido.
“O tema foi escolhido para que as crianças compreendam que foi por elas, por cada um de nós que Jesus morreu”, afirma Patrícia.
A coordenadora ainda comenta que, durante o projeto, as professoras contam onde e como tudo começou, sobre a primeira páscoa, conhecida como Páscoa Judaica, relatada no antigo testamento no livro de Êxodo.
A coordenadora pedagógica aponta que a experiência é muito significativa na vida dos alunos. “A contação da história, sobre a Páscoa Judaica Cristã, é um momento único e inspirador. Eles compreendem, contam em casa, vivenciam com muita sensibilidade e emoção. É muito lindo de ver, o resultado é significativo, todos acabam se envolvendo, os profissionais da escola, os alunos e as famílias”.
Participação de pais
Para levar a palavra sobre a Páscoa de forma cristã, a escola convidou os pais de alunos e também pastores, Josnei Toczek Santos e Juliana Toczek Santos. Ambos já acompanharam o projeto de Páscoa como pais em outras ocasiões e, esse ano, foram convidados a refletir sobre a data com os alunos.
Segundo Josnei, a escola é uma extensão da casa da criança e, por isso, é satisfatória a oportunidade de participar ativamente da vida dos filhos, principalmente em uma data tão significativa para toda a comunidade cristã. “É a primeira vez que participamos do evento compartilhando a história relata na bíblia, é importante resgatar o verdadeiro sentido da páscoa e não apenas sobre o comércio. Temos a oportunidade de falar sobre a origem, há cerca de 3.500 anos, quando Deus deu uma ordem para Moisés celebrar a páscoa e comemorar a libertação do povo de Deus”.
O pastor fala ainda que “não foi coincidência que Jesus ressuscitou na páscoa, ele veio trazer esse sentido de libertação, nos tirar de uma vida longe de Deus e nos dar uma vida livre com Deus”, finalizou, comentando que “a páscoa é uma festa de vida”.
Enquanto isso, Juliana afirmou que a possibilidade de presenciar e participar do evento contribui para seus filhos e também para os outros alunos. “Enriquece muito porque eles veem a gente aqui e nós podemos compartilhar um princípio que, além de ser aplicado em casa, também está sendo aplicado na escola e eles estão aprendendo ainda mais”.