Escola do Legislativo realiza palestra sobre receita digital

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná realiza, no dia 27 de janeiro, a última palestra do ciclo ComunicaLab Paraná. O encontro terá como tema “Gestão de Receitas com Publicidade Online” e é voltado a jornalistas, comunicadores, estudantes e profissionais interessados em estratégias de monetização e sustentabilidade no ambiente digital.

A palestra acontece às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, e terá como foco a apresentação de ferramentas utilizadas na geração de receitas por meio da publicidade online. Entre os conteúdos abordados estão Reader Revenue Manager, Ad Manager e AdSense, soluções amplamente empregadas na gestão de anúncios e na diversificação das fontes de receita em projetos de comunicação digital.

A iniciativa integra a programação do ComunicaLab Paraná, ciclo formativo que tem como objetivo qualificar profissionais da comunicação para os desafios atuais do mercado digital. A proposta é oferecer conhecimento técnico e estratégico aplicado à realidade de veículos de imprensa, assessorias de comunicação e comunicação institucional, considerando as transformações tecnológicas e os novos hábitos de consumo de informação.

Ferramentas digitais e sustentabilidade na comunicação

Ao tratar da gestão de receitas com publicidade online, a palestra contribui para o fortalecimento de modelos sustentáveis de produção e distribuição de conteúdo. O tema é especialmente relevante em um cenário de mudanças constantes no ecossistema digital, no qual a diversificação de receitas se tornou essencial para a manutenção e o crescimento de projetos jornalísticos e institucionais.

O conteúdo será apresentado com foco prático, permitindo que os participantes compreendam como utilizar ferramentas digitais para melhorar resultados, otimizar a gestão de anúncios e ampliar as possibilidades de monetização de conteúdos online.

Ratinho Jr atinge 85,5% de aprovação, diz Paraná Pesquisas

Formação continuada e inovação na comunicação pública

O ComunicaLab Paraná é realizado em parceria com o Instituto FALA! e conta com o apoio do Google News Initiative. A iniciativa reforça o compromisso da Escola do Legislativo com a capacitação contínua e com a inovação na comunicação pública, promovendo espaços de aprendizado e troca de experiências entre profissionais e estudantes da área.

A palestra representa uma oportunidade para aprofundar conhecimentos, atualizar práticas e compreender como o uso estratégico de ferramentas digitais pode contribuir para uma comunicação mais eficiente, profissional e financeiramente sustentável.

Serviço

Evento: 4ª Oficina – ComunicaLab Paraná – Ciclo de Formação para Jornalistas, Estudantes e Comunicadores
Data: 27 de janeiro de 2026 (terça-feira)
Horário: 8h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná – Curitiba/PR
Palestrante: Higor Paulino de Oliveira
Realização: Escola do Legislativo, em parceria com o Instituto FALA! e com o apoio do Google News Initiative
Inscrições: https://escola.assembleia.pr.leg.br/cursos