Escola Municipal Guido Victor Guerra passa a receber alunos na segunda-feira

Marcilei Rossi com Assessoria

Homenageando Guido Victor Guerra, foi inaugurada nessa quarta-feira (8), a escola municipal do bairro Parque do Som, que a partir da segunda-feira (13), passa a receber os cerca de 200 alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, que até então estão estudo na Escola Municipal São João Batista de La Salle, em espaço conjunto com o Colégio da Polícia Militar.

A obra teve aporte de recurso federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na ordem de R$ 4.951.846,85.

A estrutura contempla laboratório de ciências, informática, de artes, biblioteca, brinquedoteca, sala multifuncional, sala dos professores, ginásio, refeitório, secretaria, sala de coordenação, sala de direção, banheiros e banheiros adaptados e 12 salas de aula.

“A maior missão é semear o futuro, o futuro que nós temos que dar para as nossas crianças”, salientou o prefeito Robson Cantu ao completar afirmando que a entrega da unidade escolar vai ofertar aos alunos dignidade e respeito.

Durante seu discurso o prefeito, antecipou um dos pontos que deve ser anunciado com a presença do governador, Ratinho Junior em Pato Branco nesta quinta-feira (9), a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Parque do Som, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei).

A secretária de Educação e Cultura, Simone Painin falou em alegria como sentimento de inauguração da nova unidade. Ela também falou em nova casa.

A diretora da Escola Guido Guerra, Márcia Fiorentin destacou que “uma escola tem como objetivo formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo. Quando se inaugura uma escola, se investe em pessoas em realizações e sonhos”, disse ainda falando em espaço de oportunidades e desafios.

Homenagens

Inicialmente, o objetivo da nova estrutura era a transferência da Escola Municipal São João Batista de La Salle, que atualmente está em um espaço locado e insuficiente para a demanda municipal. Com a Lei nº 5.404, de autoria dos ex-vereadores Carlinho Pollazo e Rodrigo Correia, de 25 de setembro de 2019, passou a se chamar Guido Victor Guerra.

Pollazo lembrou que em setembro de 2019 o Legislativo de Pato Branco de forma unânime aprovou a proposição, ao mesmo tempo que enalteceu a escolha do homenageado. “Feliz daquele que ao longo da sua vida pode deixar seu nome marcado na história de sua cidade, que é o caso do doutor Guido. Que a família leve daqui, o reconhecimento que a Câmara teve em 2019, em nome do município de Pato Branco”. Ele lembrou ainda o trabalho de Guido Guerra com a educação.

Falando em nome da família de Guido Guerra, Vitor Pretto Guerra agradeceu a homenagem feita ao pai, falando que a primeira lembrança que se recorda é a falta presencial, e pontuou, “traduzir o que ele fez por Pato Branco em uma estrutura bonita como essa, nos ajuda a compreender que os propósitos dele sempre foram maiores, e isso é o que fica para nós. Que ele deixou lembranças, memórias e tantas coisas boas, que se transformou em uma escola.”

O filho ainda mencionou a dedicação de 50 anos de vida, para a educação em Pato Branco.

A nova escola também presta homenagem para diversos profissionais da educação que trabalharam no Colégio La Salle, que passam a dar nome às salas de aula. Enquanto que o a biblioteca passa a se chamar La Salle, fazendo menção assim escola originária.

Professores homenageados

– Irmão Albano Arlindo Flach, que foi o primeiro diretor do Colégio La Salle;

– Maria Genogeva Argenton, professora de Arte;

– Salete Ambrósio, professora de Ciências;

– Genirio João Favero, professor de Filosofia;

– Umberto Amadori, professor de Física e Matemática;

– Enedina Cola, coordenadora do Colégio La Salle;

– Sitilo Voltolini, professor de Língua Portuguesa;

– Irmão Arnaldo Mário Hillerbrand, vice-diretor do Colégio La Salle e professor de Inglês.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.