Escola São Cristóvão de Pato Branco vence Prêmio Aprende Brasil

A Escola Municipal São Cristóvão foi a grande vencedora do Prêmio Aprende Brasil Criativo 2024 na categoria Educação Infantil, com o projeto “Comer, Jogar e Brincar”, desenvolvido pelas professoras Alana Thaís Bonfim dos Santos e Renata Aparecida Julianoti.

Na mesma premiação, a Escola Municipal Jardim Primavera também foi destaque ao alcançar a final na categoria Educação para a Sustentabilidade, com o projeto “Um voo para a sustentabilidade”, idealizado pelas professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu em Curitiba e reuniu educadores de diversas regiões do Brasil. O projeto vencedor, focado em experiências culturais por meio de costumes alimentares e brincadeiras, foi implementado ao longo do segundo semestre de 2024 com duas turmas do Infantil 5 da Escola Municipal São Cristóvão.

De acordo com a professora Alana, o desenvolvimento da iniciativa “Comer, Jogar e Brincar” envolveu a elaboração de uma sequência didática de quatro semanas com base no material didático fornecido pelo município. As aulas foram aplicadas de forma contextualizada e interdisciplinar, dialogando com conteúdos sobre jogos tradicionais de diferentes países.

O projeto surgiu da necessidade de adaptar cerca de 70% do conteúdo proposto pelo livro didático à realidade dos alunos da Educação Infantil, de modo a favorecer o engajamento e a aprendizagem. Segundo Alana, embora o material ofereça conteúdos de qualidade, muitas vezes é necessário ajustá-los para garantir que façam sentido para as crianças.

Além disso, as atividades buscaram explorar a ludicidade como ferramenta pedagógica, promovendo reflexões sobre convivência, estimulando a criatividade e o desenvolvimento sensorial dos alunos, especialmente por meio da manipulação de alimentos e da prática de jogos e brincadeiras em sala de aula.

O protagonismo infantil foi incentivado durante todo o projeto, permitindo que os alunos participassem ativamente do preparo dos alimentos, liderassem jogos e contribuíssem com ideias e sugestões nas atividades propostas.

A proposta pedagógica foi estruturada em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece competências essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, como pensamento crítico e criativo, repertório cultural, cultura digital, autoconhecimento e autocuidado.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.