Um projeto criado pelo escritório Michel Macedo Arquitetos, de Pato Branco, recebeu menção honrosa no concurso nacional promovido para celebrar o centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
A casa Angicos foi um dos dez projetos reconhecidos na categoria destaque habitação. Destes, cinco receberam prêmio e cinco receberam menções honrosas. O anúncio dos vencedores foi realizado na última semana, na sede do IAB São Paulo, e transmitido ao vivo pela internet.
Em dezembro passado, o projeto do escritório de Pato Branco foi premiado na etapa estadual do concurso do IAB Paraná, o que garantiu a vaga na etapa nacional. O reconhecimento estadual também foi na categoria habitação.
O projeto da casa Angicos é assinado pelo arquiteto Michel Macedo, com a colaboração de Jean Grando e João Pedro Cecco.
Edificada em Francisco Beltrão, a casa é composta por materiais como tijolo aparente, vidro e concreto. “Isso porque desde o começo o desejo dos clientes é que ela fosse sustentável. Então as soluções que a gente adotou foram os materiais mais simples e tradicionais que a gente tem na região”, explicou Macedo ao Diário, ainda em dezembro de 2021.
Segundo o arquiteto, a casa foi projetada com a face leste para melhor aproveitamento da luz solar. A estrutura também favorece a ventilação natural, a reutilização da água da chuva para uso cotidiano dos moradores, como em vasos sanitários, e a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos.
Macedo avalia que este é um dos prêmios mais relevantes já recebidos pelo escritório. Além da etapa estadual e da menção honrosa no concurso do IAB, o escritório já se destacou em outros prêmios como o concurso para escolher o projeto da nova sede do Clube Curitibano, quando ficou entre os três finalistas, e o terceiro lugar no concurso nacional para escolher o projeto da praça dos três poderes, em Florianópolis.