Outros aeroportos nas Ilhas Canárias ainda operavam no sábado, mas algumas companhias aéreas suspenderam os voos, conforme informou a operadora de aeroportos do arquipélago, Aena.
Em entrevista coletiva neste sábado, o chefe do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias, Miguel Angel Morcuende, disse que a preocupação mais imediata é com a nuvem de cinzas que está sendo carregada para outras partes da ilha. Além de ser um perigo significativo para a aviação, pode causar danos às vias respiratórias, pulmões e olhos da população local, alertou Morcuende. O governo local pediu aos residentes de áreas afetadas que evitem sair de casa e usem máscaras e óculos de proteção.
Na sexta-feira, 24, equipes de emergência tiveram de deixar o vulcão quando as explosões enviaram rocha derretida e cinzas sobre uma vasta área. Rios de lava continuam descendo pela encosta da montanha em direção à costa sudoeste da ilha, destruindo centenas de casas. Segundo autoridades locais, faltam cerca de dois quilômetros para a lava chegar ao mar. Fonte: Associated Press.
Comentários estão fechados.