Especialistas orientam como cuidar da pele e pelagem dos pets

Para Kauê Ribeiro, Médico-Veterinário da Vetnil, “pelos brilhantes e uma pele sem alterações são sinais de que o animal está bem nutrido e seu sistema imunológico está saudável”. Ele também explica que a queda de pelos pode ser sazonal — mais frequente na primavera e verão — ou indicativa de problemas como dermatites, hipotireoidismo ou infecções .

Banho e escovação: frequência e benefícios

A Vetnil recomenda que animais saudáveis não precisam de banhos diários, já que a pelagem tem função de proteção natural. A escovação diária é indicada para auxiliar na troca dos pelos, melhorar circulação e reduzir queda.

No site Cães e Gatos, reforça-se que a escovação regular é essencial para remover pelos soltos e evitar nós e emaranhados. Destaca que a escovação frequente, adaptada ao tipo de pelagem, é a melhor ferramenta para manter a saúde da pele e prevenir doenças como dermatite.

Alimentação equilibrada e hidratação

A Vetnil também afirma que uma alimentação balanceada reflete diretamente na saúde da pele e pelos, e que a suplementação com ômega‑3, ômega‑6, zinco e biotina pode ser benéfica.

Proteção contra as estações do ano

Ribeiro ressalta que no verão, especialmente em animais de pelagem clara, é necessário proteger áreas como orelhas e barriga do sol para evitar queimaduras e riscos de câncer de pele. No inverno, recomenda-se atenção à hidratação da pele, especialmente em pets sensíveis.

Resumo das recomendações essenciais

  • Escovação diária ajuda a remover pelos mortos, distribuir óleos naturais e evitar nós.
  • Banhos só quando necessário; escolha produtos específicos para pets.
  • Alimentação rica em nutrientes favorece brilho e resistência dos pelos.
  • Proteção solar em peles claras e cuidados redobrados no inverno.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.