Equipe de GR do Chile inicia treinamentos em Pato Branco

Marcilei Rossi com Assessoria

Até 2 de julho, Pato Branco servirá de casa para a Seleção do Chile de Ginástica Rítmica. A delegação, com 13 ginastas, que chegou no município na quarta-feira (8), teve o primeiro contato ontem com o local onde fará seus treinamentos em preparação para o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, que serão realizados de 5 a 10 de julho, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

As técnicas Janete Contreras e Daniela Paredes elogiaram a estrutura disponibilizada pelo Município de Pato Branco para a preparação da disputa continental. Elas também destacaram a proximidade com a técnica Anita Klemann, que vem atuando em Pato Branco.

“Temos muitas expectativas com o Pan-Americano e são as melhores. Esta pré-temporada aqui nos possibilitará chegar bem ao Pan-Americano”, afirmou Janete.

Já Daniela afirmou que a presença de Anita em Pato Branco foi fundamental para a escolha do município como polo de treinamentos e preparação. “Anita é uma grande técnica brasileira, com destaque mundial. Foi e vem sendo uma profissional importante, de grande ajuda para o crescimento da ginástica chilena”, afirmou a treinadora que já realizou em 2019 intercâmbio com a técnica brasileira, naquela ocasião em Toledo.

Para Anita as ginastas de Pato Branco passam a ter durante os dias de treinamentos da seleção chilena “um grande espelho”, ao que afirma ser uma oportunidade rara de contato com uma seleção. “Elas vão ver o treinamento em alto nível, a nível de Pan-Americano, mundial e o contato será diário, e as ginastas que são de Pato Branco somente vão crescer.”

“A experiência para as nossas ginastas e a convivência por quase 30 dias com uma seleção nacional de ginástica rítmica será fantástica, tanto na questão da qualidade técnica, onde elas estarão junto a essas ginastas, e também a questão cultural, aprendendo um pouco da língua e cultura chilena”, explica a coordenadora geral do projeto, professora Adriana Carla Manfredini.

Adriana também destacou que esta não deve ser a única experiência das ginastas pato-branquenses com elencos internacionais. Ainda sem data confirmada, a delegação juvenil da Bolívia deve realizar a preparação em Pato Branco.

Projeto

Iniciado em maio de 2021, o projeto de Ginástica Rítmica tem neste ano 52 ginastas no alto rendimento (que representam o município em competições) e 300 no projeto Buscando Talentos (iniciação), realizado no Largo da Liberdade e nos bairros Cristo Rei e Anchieta.

O projeto de Ginástica Rítmica é uma iniciativa da Prefeitura de Pato Branco e realizado pelo Instituto Theóphilo Petrycoski. Conta com apoio da Atlas Eletrodomésticos, Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) e Unimed Pato Branco.

você pode gostar também
Deixe uma resposta