Rally Transparaná 2024 encerra edição histórica com chegada emocionante em Guaratuba

A 30ª edição do Rally de Regularidade Transparaná, o maior evento do gênero no mundo, concluiu seu trajeto neste sábado (17) na Praça dos Namorados, em Guaratuba. Mais de 300 carros e motos participaram da competição, que percorreu mais de 2 mil quilômetros cruzando o Paraná. A maratona automobilística passou por 155 municípios em sete etapas emocionantes.

-- 2 Notícia --

O evento, promovido pelo Jeep Club de Curitiba, contou com o apoio do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria do Esporte, da Sanepar, da Copel, da Federação Paranaense de Automobilismo, da Federação Paranaense de Motociclismo e da Itaipu Binacional. A chegada em Guaratuba foi parte integrante da programação do Verão Maior Paraná no Litoral.

O Rally Transparaná, que teve sua primeira edição em 1994, desafia os competidores a atravessar o Estado, passando por caminhos históricos e destacando a riqueza cultural e econômica do Paraná. A competição não é apenas um evento esportivo, mas também uma homenagem à história e ao desenvolvimento do estado e de seus municípios.

-- 3 Notícia --

Hélio Wirbiski, secretário estadual do Esporte, expressou o compromisso do Governo do Estado em continuar apoiando o evento: “O Rally Transparaná movimenta as cidades por onde passa e fomenta a economia do Estado. Já estamos trabalhando para a próxima edição, que pode se tornar internacional. Mais de 20 municípios já demonstraram interesse em sediar a competição.”

O rally de regularidade se diferencia dos rallies de velocidade, exigindo dos participantes uma navegação precisa e manutenção de velocidade constante, conforme planilhas que ditam a velocidade em cada trecho da prova. A competição é monitorada por satélite, premiando a precisão em detrimento da velocidade.

-- 4 Notícia --

Diversas categorias foram disponibilizadas, tanto para carros quanto para motos, atendendo a diferentes níveis de experiência dos competidores, desde profissionais até iniciantes. A organização do evento enfatizou a importância da experiência desafiadora e marcante para todos os participantes.

O rally enfrentou condições variadas, incluindo calor extremo, chuva, areia e barro, tornando a experiência ainda mais desafiadora e gratificante. A conclusão do evento em Guaratuba foi considerada um fechamento perfeito para esta edição histórica de 30 anos, que após alguns anos voltou a terminar no litoral do estado.

Longo Caminho

Tudo começou no dia 11 de fevereiro, quando os competidores partiram do Parque das Marinas, em Guaíra, na divisa com o Paraguai. No total, foram sete etapas, com pontos de saída e chegada em Guaíra, Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba.

O evento também buscou promover ações solidárias e socioambientais por onde passou. Houve distribuição de cestas básicas e kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Sementes de árvores nativas foram lançadas ao longo da trilha, enquanto alunos da Apae foram convidados a conhecer os veículos de perto.

Representatividade

Rosa Cecília Freitag foi uma das competidoras entre as motos e espera que a sua participação e de outras competidoras incentive mais mulheres a ingressarem no rally.

“A categoria feminina é nova, então é bem gratificante conseguir concluir. Tenho amigas que não puderam vir, mas espero que ano que vem mais mulheres venham”, comentou Rosa, que já garantiu que estará presente na próxima edição. “Eu gosto de Carnaval, mas a melhor maneira de passar ele é fazendo o Rally Transparaná”.

Festa Familiar

Assim como ocorreu nas outras etapas, Guaratuba também contou com mais uma edição do Festival da Família. O evento começou às 10h e envolveu diversas atividades de recreação e lazer, incluindo praça de alimentação, apresentações musicais com as bandas Blended Bloon e Denorex 80, além de um balão do Verão Maior Paraná.

Houve ainda uma grande programação esportiva para o público e familiares dos competidores, incluindo jogos de mini vôlei, mini futebol, futmesa, badminton e beach tennis. Os esportes contaram com o acompanhamento de acadêmicos e profissionais de educação física.

Verão Maior Paraná

O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.