Verstappen vence GP da Hungria de Fórmula 1

Max Verstappen avançou para a vitória sobre Lando Norris e Sergio Perez com mais uma performance impressionante no Grande Prêmio da Hungria, dando ao atual bicampeão mundial sua sétima vitória consecutiva e à Red Bull a sua 12ª seguida – quebrando o recorde de longa data da McLaren.

Verstappen ultrapassou o rival da Mercedes, Lewis Hamilton, que estava na pole, no início antes de se estabelecer na liderança e se distanciar do pelotão com facilidade, marcando uma vitória de ponta a ponta que coloca ainda mais distância entre ele e seu companheiro de equipe Perez na classificação dos pilotos.

Isso significa que a Red Bull continua com sua sequência de 100% de vitórias na temporada de 2023, enquanto estabelece um novo marco em termos de vitórias consecutivas em corridas, com seu incrível total agora uma unidade à frente das 11 que a McLaren conquistou com Ayrton Senna e Alain Prost durante a temporada de 1988.

Verstappen cruzou a linha de chegada confortavelmente à frente de Norris, que caiu atrás do colega de equipe da McLaren, Oscar Piastri, no início, mas recuperou o lugar na primeira rodada de paradas nos boxes, enquanto Perez – um dos apenas dois pilotos, juntamente com George Russell, a prolongar o primeiro trecho em pneus duros – subiu do nono para o terceiro lugar com mais uma forte recuperação.
As esperanças de Hamilton de transformar sua 104ª pole em uma 104ª vitória foram frustradas no início quando ele perdeu para Verstappen, Piastri e Norris em rápida sucessão, antes de isso se agravar quando ele caiu vítima da estratégia alternativa de Perez, mas o heptacampeão ao menos conseguiu o quarto lugar através de uma ultrapassagem tardia sobre o novato australiano Piastri.

Charles Leclerc cruzou a linha em sexto lugar, mas caiu atrás do outro Mercedes de Russell – que lutou de 18º – após a bandeira quadriculada quando uma penalidade de cinco segundos por excesso de velocidade nos boxes foi aplicada, com o companheiro de equipe da Ferrari, Carlos Sainz, terminando em oitavo.

A Aston Martin terminou um fim de semana de corrida anônimo com uma pequena dobradinha nos pontos, Fernando Alonso foi o último piloto a permanecer na mesma volta que o vencedor Verstappen em nono e o companheiro de equipe Stroll terminou uma volta atrás em 10º para completar os pontos.

Depois de suas recentes façanhas pontuando, Alex Albon e Williams tiveram que se contentar com o 11º lugar desta vez, seguidos pelo Alfa Romeo líder de Valtteri Bottas em 12º, depois que a performance de qualificação da equipe de Hinwil se deteriorou no dia da corrida através de incidentes e uma falta geral de ritmo.

A quinta posição de partida de Zhou Guanyu se tornou um desanimador 16º lugar no dia da corrida depois que ele tentou compensar uma largada lenta e colidiu com o piloto que retorna à F1, Daniel Ricciardo, no início, provocando uma colisão entre quatro carros que levou à retirada de ambos os pilotos da Alpine novamente.

Ricciardo se recuperou para ficar em 13º em sua primeira corrida de volta desde a final da temporada de 2022 em Abu Dhabi, à frente do piloto da Haas, Nico Hulkenberg, do companheiro de equipe da AlphaTauri, Yuki Tsunoda, do mencionado Zhou e do último finalista, Kevin Magnussen.

O novato da Williams, Logan Sargeant, entrou nos boxes após uma rodada tardia, com Esteban Ocon e Pierre Gasly fazendo o mesmo nos estágios iniciais devido aos danos significativos que seus carros sofreram no caos provocado por Zhou.

Com a penúltima rodada antes da pausa de verão concluída, Verstappen agora tem uma liderança de 110 pontos sobre Perez na disputa pelo título de 2023, tendo também reivindicado o ponto bônus em oferta por registrar a volta mais rápida dos 70 voltas da corrida.

CLASSIFICAÇÃO GP HUNGRIA

você pode gostar também

Comentários estão fechados.