Nesta sexta-feira (2) o prefeito Robson Cantu esteve no Aeroporto Municipal de Pato Branco – Juvenal Loureiro Cardoso, para a reabertura da estação de rádio, onde também foi realizado um voo inaugural. A operação da rádio estava suspensa desde 10 de dezembro de 2020, por falta de efetivo operacional, calibração dos equipamentos e entrega da documentação para entidades reguladoras que fazem inspeções e vistorias.
Segundo o prefeito, o bom funcionamento da estação de rádio é essencial para o retorno das atividades do aeroporto, com voos de grandes companhias. “Temos agora a possibilidade de trazer grandes voos, como a Azul e mais companhias aéreas que querem entrar em Pato Branco. Estamos conversando para dar início e semana que vem, com o projeto quase terminando, e logo estaremos com todos os equipamentos necessários aqui. Agradeço os empresários que nos ajudam e a população que também está ansiosa para o retorno dos voos”, fala.
Outra questão levantada pelo Cantu, foi a vinda do governador para o município, com o intuito de anunciar novas obras. “Teremos o anúncio de grandes obras, o aeroporto é um deles e o retorno da Azul também está nesse anúncio, vamos aguardar a surpresa, estamos trabalhando de dentro para fora, com grandes projetos que serão realizados”, finaliza.
A secretária interina do desenvolvimento econômico esteve no local, Elenice Catafesta, comemorando a reabertura da rádio, “que é um passo muito importante para o retorno das operações aéreas de Pato Branco, uma exigência de todas as grandes companhias para a segurança das operações”. Elenice comentou que o município corria o risco de perder a rádio e, por isso, desde 10 de maio, a empresa Betel passou a ser paga por um grupo de doadores, para que fosse entregue todas as documentações com os efetivos operacionais para a reabertura. “Hoje, com autorização do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), de Curitiba, está aberta a rádio, nos deixando preparados para o retorno das operações e provável que nos próximos dias tenhamos empresas retornando com voos regulares para a cidade”, conclui.
Um voo com uma aeronave de pequeno porte, marcou a retomada das atividades do equipamento de rádio.