Estado anuncia 500 brigadistas e R$ 24 milhões para combater incêndios

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um investimento de R$ 24 milhões para fortalecer as ações de combate a incêndios florestais no Paraná. O plano inclui a contratação de aeronaves especializadas, a formação de brigadistas, a aquisição de equipamentos (como abafadores, mochilas costais e sopradores) e a contratação de caminhões-pipa para ajudar a combater as chamas.

O Paraná enfrenta um período de estiagem severa, agravada desde agosto por baixos índices de chuva e umidade relativa do ar. Na semana passada, o governador decretou situação de emergência devido à seca, o que facilita as ações contra desastres como os incêndios florestais.

O governador destacou que o novo investimento complementa outras medidas já adotadas pelo Estado, como a doação de mais de 200 caminhões-pipa aos municípios, que podem ser adaptados para combater incêndios. Além disso, o governo vai mobilizar 500 brigadistas em parceria com 100 municípios, equipando-os com kits de combate ao fogo.

Entre as novas aquisições estão duas aeronaves com capacidades de 900 litros e 1,5 mil litros de água, respectivamente, para serem usadas em todo o Estado. Essas aeronaves serão fundamentais para visualizar e combater focos de incêndio em áreas de difícil acesso, como as Unidades de Conservação (UCs), Parques Estaduais e Nacionais, e outras áreas protegidas.

Equipamentos e Capacitação

O investimento também inclui a compra de 550 abafadores, 500 mochilas costais, 300 enxadas, entre outros equipamentos que serão distribuídos em municípios próximos a áreas verdes. Além disso, a Defesa Civil do Paraná, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), vai capacitar 500 voluntários em 100 municípios para atuar como brigadistas em situações de emergência.

LEIA TAMBÉM

Governo renova Fundo de Aval para garantia em financiamentos à agricultura familiar

Situação de Seca no Paraná

Desde o início de 2024, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 10 mil incêndios de vegetação no Estado, um aumento de 139% em comparação com o mesmo período de 2023. Entre agosto e setembro, os registros de incêndio representaram 34% do total de ocorrências deste ano. A seca prolongada e a baixa umidade relativa do ar são as principais responsáveis pelo aumento dos incêndios, com o governo intensificando as ações de monitoramento com o uso de satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e da Nasa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.