Estado cria 7º Comando Regional da Polícia Militar em Pato Branco

A estrutura organizacional da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi ampliada nesta quarta-feira (9) com a assinatura de quatro decretos pelo governador em exercício Darci Piana. As mudanças têm impacto direto no planejamento, organização e execução das ações de segurança pública no Sudoeste do Estado, em Curitiba, na Região Metropolitana e em Guaíra, no Oeste.

O principal destaque é a criação do 7º Comando Regional da PM, com sede em Pato Branco. A nova unidade de comando terá oito oficiais e 12 praças, e será responsável por coordenar as ações de segurança em toda a região Sudoeste. Estarão subordinados ao 7º Comando o 3º Batalhão da PM, de Pato Branco; o 21º BPM, de Francisco Beltrão; e as 10ª e 12ª Companhias Independentes, com sedes em Laranjeiras do Sul e Palmas, respectivamente.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, que também assinou os decretos, a reestruturação integra uma política de descentralização das ações da Polícia Militar em todo o Paraná.

“Essas unidades fortalecem a capacidade operacional da corporação e aumentam a presença da PM em regiões estratégicas do Estado. O objetivo é dar mais agilidade à atuação policial, melhorar a gestão de efetivos e oferecer uma resposta ainda mais eficaz às demandas da população”, afirmou o secretário.

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, destacou a relevância histórica da conquista para o município:

“É um momento histórico para Pato Branco. É o reconhecimento do trabalho de várias mãos em busca de melhorias para nossa sociedade. A proximidade com o governo do Estado e a união de nossas lideranças nesta conquista mostram que Pato Branco está no caminho correto.”

A criação do 7º Comando Regional da Polícia Militar reforça a estratégia do governo estadual de melhorar a gestão de segurança pública, descentralizar o comando operacional e garantir maior eficiência na prestação de serviços à população.

Em Curitiba, foi criado o 33º Batalhão de Polícia Militar, subordinado ao 1º Comando Regional. A nova unidade terá 11 oficiais e 185 praças e será responsável pelo policiamento ostensivo no centro da capital e em bairros vizinhos.

Já na Região Metropolitana de Curitiba, um decreto instituiu o 34º Batalhão da PM, com sede em Almirante Tamandaré. A unidade atenderá também os municípios de Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, com efetivo inicial de 23 oficiais e 12 praças.