A Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) divulgou novo edital de licitação para a construção da Delegacia Cidadã de Francisco Beltrão. A medida se deu após a empresa que venceu a licitação anterior não iniciar as obras. O investimento para a nova unidade é de R$ 7,9 milhões e será custeado com recursos do Tesouro Estadual, sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública. A previsão de conclusão da obra é de 12 meses após a assinatura da ordem de serviço.
A nova unidade terá 1.362 metros quadrados de área construída e ficará na Rua Augusto Mezzono, no bairro Industrial, em um terreno de 4.200 metros quadrados cedido pela prefeitura. Ela será a nova sede da 19ª Subdivisão Policial (SPD) e unificará o atendimento de outras duas unidades da PCPR: Delegacia da Mulher e Instituto de Identificação. Hoje, as três unidades atendem em prédios separados.
O projeto foi pensado para um atendimento mais humanizado, com novo fluxo de parlatórios (momento em que a vítima identifica o agressor). Outro espaço exclusivo é para o Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai agilizar ainda mais a emissão de documentos.
O processo licitatório utilizará o critério de menor preço para definir a empresa ganhadora, que deverá comprovar condições econômicas e técnicas de execução. Os envelopes com as propostas das empresas que participarão da licitação, serão abertos em 9 de janeiro de 2023, na sala de licitações da Paraná Edificações, em Curitiba.
Citando que as estruturas atuais são antigas, pequenas e estão distantes uma da outra, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, disse que há uma expectativa muito grande pela entrega da obra. “Temos certeza que essa estrutura irá reunir todos esses serviços, garantindo mais conforto e agilidade para a população. É um ganho importante. Temos que agradecer e torcer que seja efetivado”. O prefeito conclui frisando que a cidade está crescendo e, naturalmente, as estruturas precisam acompanhar isso.