Na série de compromissos na Capital do estado no início desta semana, ontem (15), a comitiva de Pato Branco esteve na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil), onde recebeu o novo Plano Diretor do Aeroporto Regional Juvenal Loureiro Cardoso.
O documento foi elaborado por determinação do governador Ratinho Junior e contratado pelo Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e desenvolvido pela secretaria estadual e chega agora ao Município como um norte a ser dado para o desenvolvimento aéreo de Pato Branco, e como o próprio secretário de Infraestrutura, Sandro Alex frisou, da região.
De modo simples, o Plano Diretor do Aeroporto, pode ser comparado ao Plano Diretor elaborado pelos municípios. Enquanto este, estabelece diretrizes de crescimento e desenvolvimento para todas as localidades do município, o documento recebido da Seil é específico para a estruturação e incremento do aeroporto.
Sandro Alex ainda definiu que o plano “é o futuro da infraestrutura aeroviária nas mãos do Município”. De acordo com o secretário o documento entregue ao prefeito Robson Cantu levou em conta o pedido de atenção de toda a área do aeródromo, “para que ele possa ter sua expansão e possa cada vez mais se consolidar como aeroporto do Sudoeste.”
O secretário ainda ponderou que o Estado está atento ao desenvolvimento do Município em todos os modais. “Nossa obrigação não só com o programa Voe Paraná, que incentiva a aviação através da diminuição do ICMS, como também, com o Plano Diretor do Aeroporto, que é a cartilha fundamental de defesa na Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]”.
Pelas redes sociais o prefeito de Pato Branco reconheceu a importância do documento para o projeto do município.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla deve na manhã desta quarta-feira (16), fazer a declaração oficial sobre o plano.
Já o deputado estadual, Luiz Fernando Guerra Filho, que acompanhou a entrega do documento em Curitiba, “o objetivo do documento é analisar o impacto do desenvolvimento econômico regional e do transporte aéreo no sistema de aeroportos da região.”