Estado estuda continuidade da restauração em concreto da PRC-280

Redação e AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta semana uma apresentação interna do anteprojeto da restauração em concreto (whitetopping) da PRC-280 no trecho entre Palmas e Pato Branco, atendendo também os municípios de Clevelândia e Mariópolis.

Ele será revisado pela equipe técnica do DER/PR, podendo ser aproveitado em uma futura licitação pela modalidade Regime Diferenciado de Contratação integrada (RDCi), que contempla tanto a elaboração do projeto básico e do projeto executivo quanto a execução da obra em um mesmo contrato.

A técnica whitetopping consiste na restauração em concreto de uma rodovia, aproveitando o pavimento asfáltico existente como base.

“A restauração por essa técnica é uma solução extraordinária e atualmente com ótimo custo-benefício. Apresentamos para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que logo se interessou e quer espalhá-la pelo Paraná inteiro”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

“Precisamos começar aos poucos. Não tínhamos os projetos executivos, o que acabou se tornando uma oportunidade para realizarmos uma licitação pelo RDCi, uma das primeiras do Estado também. O DER do Paraná sempre foi referência no Brasil e estamos destacando isso ainda mais, investindo em inovação e tecnologia”, diz Furiatti.

“O whitetopping em andamento é uma obra que enche de orgulho o coração de qualquer engenheiro rodoviário que utiliza ou visita a PRC-280”, afirma o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Fernandes. “E agora temos essa iniciativa de restaurar um novo trecho da rodovia, desta vez entre Palmas e Pato Branco, trazendo a segurança e conforto necessários para os usuários, com uma vida útil de 20 anos” explica. “Ainda estamos em uma fase inicial, concluindo o anteprojeto, ainda é cedo para falar em orçamento e prazos, mas o pontapé inicial está dado”.

A iniciativa é resultado de cooperação técnico-científica entre o DER/PR e a Associação Brasileira de Concreto de Cimento Portland (ABCP), que também consistiu na realização de cursos e disponibilização de conteúdos sobre pavimento de concreto.

Palmas

A técnica whitetopping está sendo executada na própria PRC-280, trecho entre Palmas e o entroncamento com a BR-153. O investimento é de R$ 107.445.000,00 para atender 59,55 quilômetros, com previsão de término este ano.

Nesta quinta-feira (7), a assessoria de imprensa do DER manifestou que a técnica whitetopping, vem apresentando “custo-benefício da obra está se mostrando vantajoso para a administração pública a curto prazo, e também será a longo prazo, tendo em vista que a vida útil do pavimento de concreto é muito maior que a de pavimento asfáltico.”

Atualmente foram executados aproximadamente 18 quilômetros de pavimento rígido de concreto em duas pistas, com cerca de 15 km já estando liberados para condutores. De acordo com o DER, a perspectiva é de conclusão da obra ainda este ano.

Durante a semana, o Diário do Sudoeste questionou o departamento com relação ao trecho da PRC-280 entre Pato Branco e Marmeleiro. Em nota foi declarado que “também está em andamento a obra de implantação de terceiras faixas na PRC-280, um investimento de R$ 26.865.676,34 para atender 24 segmentos considerados críticos, em uma extensão de 12,39 quilômetros. Já foi concluído o segmento em União da Vitória, e nas próximas semanas devem ser iniciados os serviços em segmentos no trecho em Palmas e Marmeleiro.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta