A obra em bronze tem 1,80 m de altura e é assinada pelo artista plástico Leandro Júnior. Suas obras já foram expostas em museus de Nova York, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Júnior é também professor de arte e escultura em comunidades quilombolas e tem um trabalho voltado para a ancestralidade africana e a história da escravização no Brasil.
A agenda do dia 15 começa às 11h, com uma Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário dos Pretos. Uma procissão seguirá então até o local da estátua, em frente ao CCPenha. A solenidade terá como convidados o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a Secretária de Cultura do município, Aline Torres e familiares de Itamar Assumpção.
“É fundamental que toda a comunidade negra se movimente para estar presente e fazer ecoar este acontecimento. Não é todo dia que um artista negro brasileiro ganha uma estátua ou que a memória dos nossos é reverenciada. Num momento de tantos retrocessos, precisamos mirar no afrofuturo e reconstruir este país a partir das vivências e potências pretas”, diz Anelis Assumpção, filha de Itamar, além de cantora, compositora e diretora geral do museu.
SERVIÇO:
Inauguração da estátua de Itamar Assumpção
Em frente ao Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha
Programação:11h – Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário
12h – Cerimonial de abertura com as presenças do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, da Secretária de Cultura do município, Aline Torres, da família Assumpção edo ex-ministro da Cultura e Conselheiro do MU.ITA, Gilberto Gil
14h – Pastoras do Rosário:: Microfone aberto
15h – Bloco da Micaela:: Microfone aberto
17h – Show Anelis Assumpção Canta Itamar, com participação de Rincon Sapiência – Teatro Martins Penna, Centro Cultural da Penha. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos 1 hora antes do show
18h – Bloco Afro Ilú Oba De Min.
Comentários estão fechados.