Estudantes de colégios agrícolas do Paraná embarcam para intercâmbio nos EUA

A emoção tomou conta do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na manhã deste sábado (16). O embarque marcou a estreia da edição inédita do Ganhando o Mundo Agrícola, levando os primeiros 50 estudantes de colégios agrícolas do Paraná para os Estados Unidos. Ao todo, 100 jovens da rede pública estadual terão a oportunidade de viver um semestre de imersão no estado de Iowa, referência em agronegócio.

Sonho realizado para jovens paranaenses

Entre os passageiros, a estudante Hyasmim Corbari, de São Miguel do Iguaçu, descreveu a experiência como a realização de um sonho antigo:

“Eu falava desde pequena que queria ir para os Estados Unidos, e hoje estou aqui, de malas prontas. Tenho certeza de que voltarei outra pessoa. Só posso agradecer por essa oportunidade”, celebrou.

A expectativa também é grande para Ana Laura Prestes, de 16 anos, do Colégio Agrícola de Palmeirinha:

“É a primeira vez que viajo para tão longe. Estou nervosa, mas sei que será uma transformação para a minha vida. Vou voltar com o inglês na ponta da língua.”

Já Bruno Alcântara, de Cascavel, reforçou a importância da iniciativa:

“Se não fosse esse intercâmbio, eu não teria condições de viver algo assim. Sei que será um divisor de águas para o meu futuro.”

Impacto educacional e profissional

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a edição especial é estratégica:

“O Paraná tem vocação agrícola. Por isso criamos uma versão voltada aos colégios agrícolas. Os alunos vão aprimorar o inglês e aprender técnicas que poderão ser aplicadas no futuro em suas comunidades.”

O secretário das Cidades, Guto Silva, também acompanhou a despedida:

“Esse programa ajuda a formar líderes. Eles voltam com a vida transformada e prontos para transformar a realidade ao redor.”

Além do idioma, os estudantes terão aulas de gestão, empreendedorismo, agronegócio e participarão de workshops, visitas a fazendas, indústrias e empresas do setor.

A diretora-geral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Camila Aragão, reforçou o impacto no campo:

“Muitos desses jovens vêm de famílias ligadas à agricultura. O conhecimento adquirido poderá potencializar a produção rural no Paraná.”

Estrutura em Iowa e próximas turmas

Os estudantes ficarão hospedados no campus da University of Northern Iowa, em Cedar Falls, com segurança, acompanhamento e atividades acadêmicas. A segunda turma do programa embarcará em janeiro de 2026.

Programa Ganhando o Mundo

Considerado o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública estadual no Brasil, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores desde 2022. O investimento ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, documentação, bolsa-auxílio e suporte completo.

Na edição de 2025, foram abertas 1.300 vagas, com destinos como Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, País de Gales e Nova Zelândia, além da edição agrícola para os EUA. Para 2026, a previsão é de 2 mil vagas, número recorde no programa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.