Nesta quinta-feira, 02, ocorre no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco – UTFPR-PB, a cerimônia de Premiação da 18ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Ao todo, participaram desta edição mais de 18,3 milhões de alunos do ensino fundamental e médio, representando mais de 99,8% das escolas do Brasil, configurando-se como a maior competição científica nacional.
O professor da UTFPR-PB, Gilson Tumelero, explica que as provas são divididas em duas fases. Na primeira etapa, acontece a realização de uma prova de múltipla escolha para todos os alunos. Após, os melhores classificados são submetidos a uma prova discursiva. Os alunos com desempenhos mais destacados são reconhecidos com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. A segunda fase ocorreu em setembro do ano passado.
Programa de Iniciação Científica
O professor complementa que a UTFPR-PB, por meio de dois projetos de extensão de um grupo de professores do Departamento de Matemática – DAMAT, é oferecido aos alunos premiados na OBMEP a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) de forma presencial. Além dos medalhistas, devido a um programa institucional de extensão, o convite é estendido a alunos que foram premiados com menção honrosa da cidade de Pato Branco e cidades vizinhas, proporcionando a esses alunos uma experiência de estudo dentro de uma universidade. Esses programas têm como objetivo incentivar o desenvolvimento acadêmico e científico dos alunos medalhistas. “A importância da OBMEP vai além da competição, proporcionando experiências universitárias antecipadas, apoio financeiro e oportunidades de desenvolvimento acadêmico para os participantes, além de identificar e desenvolver talentos precocemente e promover o estudo da matemática”, salientou Tumelero ao falar da participação da UTFPR-PB no projeto da OBMEP.
Nesta cerimônia, organizada pela coordenação regional da OBMEP (PR01), Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE) e UTFPR campus de Pato Branco, serão entregues 63 medalhas a 46 alunos de 24 escolas de diversas cidades, incluindo Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Mangueirinha, Pato Branco, Paula Freitas, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina (cidades que pertencem ao NRE de Pato Branco). Destes, 17 alunos receberão medalhas em âmbito nacional e estadual, enquanto 29 serão premiados com medalhas estaduais. Além disso, duas professoras de Mangueirinha e Pato Branco, juntamente com uma escola de Pato Branco, serão reconhecidas pelo excelente desempenho de seus alunos nesta edição da competição.
Uma das novidades desta 18ª edição da Olimpíada de Matemática é o aumento significativo no número de premiações. Em âmbito nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze), além de 51 mil menções honrosas. Vale ressaltar que a OBMEP reconhece separadamente as escolas públicas e particulares, tendo dobrado o número de premiações para as instituições privadas neste ano. Estima-se ainda a distribuição de outras 20,5 mil medalhas em nível estadual.
Comentários estão fechados.