Estudantes municipais inovam em Hackathon do Letramento Digital no Tecsul 2025

O município de Pato Branco promoveu, no dia 7 de outubro de 2025, o 1º Hackathon do Projeto Letramento Digital, parte da programação oficial do Tecsul 2025 – 16ª edição do tradicional evento de ciência, tecnologia e inovação do Sudoeste do Paraná. O desafio reuniu mais de 100 alunos das escolas Bairro Planalto, Professora Maria Jurema Ceni, Vila Verde e Vila Izabel, mobilizando cinco equipes na criação de protótipos tecnológicos voltados à solução de problemas sustentáveis, com uso da plataforma micro:bit, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com apoio da Facti, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e coordenação do Programa MCTI Futuro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a maratona maker aconteceu no Auditório da Softfocus, instalado no Parque Tecnológico de Pato Branco. O evento é destaque da estratégia local para preparar estudantes do Ensino Fundamental para a transformação digital, integrando teoria e prática na educação pública.

Soluções criativas para problemas reais

Durante 15 dias de preparação, as equipes desenvolveram tecnologias com materiais sustentáveis em busca de soluções para o dia a dia. Entre os destaques apresentados no Hackathon estiveram uma usina eólica controlada por micro:bit para energia renovável; duas torneiras antidesperdício equipadas com micro:bit, com foco na economia de água; e dois leitores de umidade do solo projetados para agricultura sustentável. As atividades foram orientadas por Adriana Silva, Fabricio Gomes e Marcelo Viana.

A iniciativa priorizou o desenvolvimento de competências digitais, criatividade, trabalho em equipe e alinhamento aos ODS na formação dos alunos. Para a secretária de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, a inserção digital dos jovens é fundamental para o desenvolvimento de novas habilidades: “A inserção dos alunos do Ensino Fundamental no Letramento Digital tornou-se necessária, para o desenvolvimento de habilidades e competências no uso de tecnologias. Contudo, é importante respeitar a fase de crescimento das crianças e a compreensão das mesmas, em relação a utilização assertiva destas ferramentas, cada vez mais acessíveis nos diferentes ambientes escolares e de convívio social.”

Tecsul 2025 reúne mais de 2 mil alunos e impulsiona cultura de inovação

Nos dias 6 e 7 de outubro, o Tecsul transformou Pato Branco em polo regional de inovação. Cerca de 400 estudantes da rede municipal participaram das atividades do Parque Tecnológico, que também recebeu 50 caravanas de escolas estaduais e particulares. Ao todo, aproximadamente 2 mil estudantes visitaram laboratórios, participaram da Feira de Astronomia Astro PB e trilharam experiências na Feira de Profissões da UTFPR, além de oficinas e workshops sobre programação, robótica e ciência.

As atrações incluíram oficinas de prototipagem do Manna Team e Pato Bots, o AstroKids na UTFPR, exposições temáticas, visitas técnicas mediadas por empresas residentes e o Retô Game Tour do Museu do Videogame. A 16ª edição do Tecsul consolidou-se como evento oficial da inovação e celebra a posição de Pato Branco como Capital Tecnológica e Inovadora, reconhecida pela Lei Estadual nº 20.363/2020.

Parcerias e apoio institucional

O Hackathon do Letramento Digital foi realizado em parceria com Facti, SMEC, SMCTI, Programa MCTI Futuro, Softex e com recursos da Lei nº 8.248/1991, integrando ciência, tecnologia, sustentabilidade e educação pública em Pato Branco.