A delegada Franciela Alberton, titular da Delegacia da Mulher de Pato Branco, divulgou uma nota informando que, em sentenças prolatadas neste mês, em processos que tramitaram na Vara Criminal da comarca de Pato Branco, o autor de uma série de estupros ocorridos na zona sul da cidade foi condenado por todos os fatos a ele imputados. Com isso, as penas totalizam 31 anos e 11 meses de reclusão, a serem cumpridos em regime fechado.
A delegada disse que o condenado, Everton Soares da Silva, 32 anos, foi identificado após um árduo trabalho investigativo realizada pela Delegacia da Mulher de Pato Branco, sendo localizado e preso no dia 28/04/2022. Ele agia na zona sul da cidade, onde abordava mulheres que transitavam sozinhas em via pública durante a noite e, mediante grave ameaça, empregada com um simulacro de revólver ou com uma faca, levava-as para local ermo e praticava o abuso sexual. A maioria das vítimas foi abordada quando retornava do trabalho e uma delas ao sair da igreja.
Franciela informou que Everton havia fugido da Justiça gaúcha, onde já tinha sido condenado, na comarca de Bento Gonçalves, por vários crimes similares. Ele fugiu para Pato Branco, onde continuou sua empreitada criminosa, até ser identificado pela Polícia Civil e preso, encerrando a sequência delituosa. Segundo a delegada, pela reiteração da atuação criminosa, praticada com o mesmo modo de agir, o condenado é considerado um criminoso serial.