Uma série de organizações promove nesta semana em Pato Branco a Semana da Alimentação Saudável, evento criado com o objetivo de promover o debate e a conscientização sobre os vários aspectos que envolvem uma melhor qualidade alimentar.
A maior parte da programação aconteceu nesta quinta-feira (13). Ao longo do dia, foram realizados exames e orientações de saúde nas tradicionais feiras de produtos orgânicos, realizadas todas as quintas-feiras nos bairros Jardim Primavera, Cristo Rei, Bortot e na UTFPR. Exames como aferição de pressão e glicemia foram oferecidos gratuitamente aos visitantes das feiras e aos feirantes.
À noite, foi promovido o seminário “Alimentação saudável e agroecologia. O que estamos consumindo? Temos alternativas?”, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco (SECPB).
Na ocasião foi feita a explanação “Câncer de mama e agrotóxicos na região Sudoeste”, com a professora doutora Carolina Panis, docente da Unioeste. Carolina realizou um estudo que relaciona casos de câncer de mama na região com a utilização de agrotóxicos.
Também foi feita a fala “Desafios da produção e consumo de alimentos agroecológicos”, com as famílias agricultoras e consumidores das feiras de alimentos orgânicos nos bairros.
De acordo com Elisângela Bellandi, engenheira agrônoma da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), a programação da semana também previa uma visita a propriedades rurais. Porém, a visita foi cancelada por conta das consequências das fortes chuvas no início da semana.
“O consumo saudável vai muito além da questão do consumo de alimentos sem agrotóxicos e que sejam benéficos a saúde. Ele leva em consideração a questão da agroecologia, da proteção ao meio ambiente, e da valorização das pessoas que atuam nesse meio”, completa a engenheira agrônoma.
Além da Assesoar, também integram a organização da semana o IDR-Paraná, a UTFPR, o Capa, a Coopafi, a Associação dos Moradores do Bairro Planalto, o Município de Pato Branco, a Rede de Agroecologia Ecovida, a Coopervereda Orgânicos, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco (SECPB) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco e Região Sudoeste do Paraná (Sindimetal).
Feiras de orgânicos
Sempre as quintas-feiras
Bairro Jardim Primavera
Pavilhão da igreja
Das 7h às 9h30
Bairro Cristo Rei
Sindimetal
Das 10 às 12h30
UTFPR
Das 8h às 16h