Evento debate a alimentação saudável

Uma série de organizações promove nesta semana em Pato Branco a Semana da Alimentação Saudável, evento criado com o objetivo de promover o debate e a conscientização sobre os vários aspectos que envolvem uma melhor qualidade alimentar.

A maior parte da programação aconteceu nesta quinta-feira (13). Ao longo do dia, foram realizados exames e orientações de saúde nas tradicionais feiras de produtos orgânicos, realizadas todas as quintas-feiras nos bairros Jardim Primavera, Cristo Rei, Bortot e na UTFPR. Exames como aferição de pressão e glicemia foram oferecidos gratuitamente aos visitantes das feiras e aos feirantes.

À noite, foi promovido o seminário “Alimentação saudável e agroecologia. O que estamos consumindo? Temos alternativas?”, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco (SECPB).

Na ocasião foi feita a explanação “Câncer de mama e agrotóxicos na região Sudoeste”, com a professora doutora Carolina Panis, docente da Unioeste. Carolina realizou um estudo que relaciona casos de câncer de mama na região com a utilização de agrotóxicos.

Também foi feita a fala “Desafios da produção e consumo de alimentos agroecológicos”, com as famílias agricultoras e consumidores das feiras de alimentos orgânicos nos bairros.

De acordo com Elisângela Bellandi, engenheira agrônoma da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), a programação da semana também previa uma visita a propriedades rurais. Porém, a visita foi cancelada por conta das consequências das fortes chuvas no início da semana.

“O consumo saudável vai muito além da questão do consumo de alimentos sem agrotóxicos e que sejam benéficos a saúde. Ele leva em consideração a questão da agroecologia, da proteção ao meio ambiente, e da valorização das pessoas que atuam nesse meio”, completa a engenheira agrônoma.

Além da Assesoar, também integram a organização da semana o IDR-Paraná, a UTFPR, o Capa, a Coopafi, a Associação dos Moradores do Bairro Planalto, o Município de Pato Branco, a Rede de Agroecologia Ecovida, a Coopervereda Orgânicos, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco (SECPB) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco e Região Sudoeste do Paraná (Sindimetal).

Feiras de orgânicos

Sempre as quintas-feiras

Bairro Jardim Primavera

Pavilhão da igreja

Das 7h às 9h30

Bairro Cristo Rei

Sindimetal

Das 10 às 12h30


UTFPR

Das 8h às 16h

você pode gostar também
Deixe uma resposta