No próximo sábado (28) o Núcleo do Empreendedor Jovem (NEJ) de Pato Branco realizará uma ação de conscientização relacionada ao Feirão do Imposto de 2022, onde o principal objetivo é transmitir para a população informações sobre a incidência de impostos federais e estaduais dos produtos.
O Feirão do imposto vem acontecendo em todo o país desde a última quarta-feira (25) e marca o aniversário de 20 anos do projeto que, de acordo com o presidente do NEJ, Alexandre Rech, “é motivo de alegria poder fazer essas ações de conscientização sobre a nossa carga tributária, gerando resultados e percebendo que a cada ano fica mais fácil, pois as pessoas já ouviram falar sobre o projeto e tem uma consciência maior sobre o assunto, podendo realizar a cobrança devida aos políticos, em cima da reforma tributária que é o principal objetivo do Feirão do Imposto”.
O jovem esteve presente para apresentar o projeto desse ano na Câmara Municipal de Pato Branco, na Sessão Ordinária de 25 de maio, acompanhado da coordenadora do Feirão do Imposto 2022, Elys Busnello Ruffatto. Na ocasião, Rech comentou ainda sobre o marco de 10 anos do projeto, em 2012, quando foi aprovada uma lei onde obriga a presença dos tributos no rodapé dos cupons fiscais.
Programação
A coordenadora afirmou, na Câmara Municipal, que o Núcleo compartilha de grande expectativa sobre os 20 anos do projeto e várias ações estão programadas para que a informação sobre tributação chegue até a população.
Segundo Elys, o Feirão do Imposto iniciou em 2022, em Joinville e, depois de um tempo, tomou forma a nível nacional, sendo coordenado atualmente pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaj), em parceria com outras instituições e, em Pato Branco, pelo NEJ, através da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).
As ações de conscientização já foram iniciadas com a colocação de cartazes informativos no comércio, onde consta percentuais de tributos cobrados em produtos, ou seja, “na cadeia inteira do processo até o consumidor final”.
Materiais também estão sendo distribuídos em universidades e tanto o presidente do NEJ quanto a coordenadora do Feirão do Imposto explicarão e também devem tirar dúvidas da população em uma live realizada no Instagram, na quinta-feira (26), “sobre a reforma tributária, um assunto que a gente tem que dar um pouco de atenção, entender o que é, para que serve, porque ela vem para nós e para mudar um pouco o sistema tributário tão complexo do país, onde somos tributados na renda, no consumo, no patrimônio”.
Elys também explica a necessidade de haver a arrecadação. “Precisamos disso para que retorne a questão de ter todos os serviços que necessitamos, porém, precisamos nos perguntar o que é esse imposto. A gasolina, por exemplo, pagamos 61,95% de tributo, é muito alto. Um casaco para o inverno tem 64% de tributo”.
Evento
A princípio, o evento está marcado para o sábado (28), na praça Presidente Vargas, durante o período da manhã. Porém, de acordo com a equipe do NEJ, a previsão do tempo está marcando chuva, então um novo local deverá ser informado através do Instagram do núcleo, @nejpb.