Nessa segunda-feira (26) uma equipe técnica da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se reuniu com o Executivo, no gabinete municipal, para tratar sobre as demandas referentes ao saneamento básico e ao abastecimento de água em Pato Branco.
Esteve em debate as ações que a Companhia vem realizando e os projetos futuros, entre eles a rede de esgoto no bairro São João e a transferência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Fraron.
Na oportunidade, o prefeito Robson Cantu declarou que é preciso pensar em uma Pato Branco para muitos anos. “Modernizar o sistema, dar qualidade no atendimento para a população e buscar alternativas que tragam resultados por muitos anos”, afirmou.
Esgoto no São João
Conforme a Sanepar, o projeto para a implantação da rede de esgoto no bairro São João ainda está em processo licitatório, que deve ser aberto agora em maio, tendo como previsão de início das obras o segundo semestre deste ano. Havendo ganhador da licitação, a expectativa é de que comecem em julho e o contrato é para 300 dias.
Segundo a Companhia, a ampliação do sistema vai possibilitar o atendimento de 691 famílias, contribuindo em aspectos sociais e ambientais para os moradores.
Além das 691 ligações domiciliares de esgoto, as obras contemplam mais de 15,4 quilômetros de tubulações, entre redes coletoras, interceptores e linhas de recalque, e também duas estações elevatórias de esgoto, equipamentos que vão bombear o esgoto proveniente das redes coletoras até a estação de tratamento.
Já a transferência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Fraron deve ser concluída em 2023.
Panorama atual
Em Pato Branco, atualmente, 100% da população urbana estão com água tratada e 81% tem rede coletora de esgoto, sendo que todo o esgoto coletado é tratado.
De acordo com a Sanepar, os 19% do município que ainda não dispõe de rede de esgoto são os bairros Alto da Glória, São João, Vila São Pedro, São Francisco, São Luís, Vila Isabel e Parque do Som.
Rio Ligeiro
Na reunião dessa segunda-feira (26), o Executivo também apresentou a necessidade da limpeza do rio Ligeiro, para recuperação e conservação.
A ideia é estudar junto com a Sanepar um projeto que proteja o rio, “para que a população possa desfrutar e tenha consciência da importância da conservação do espaço”, destacou o prefeito.
Legislativo
Em março, a Câmara Municipal de Pato Branco requereu à Sanepar que informasse em qual etapa se encontrava o processo licitatório da implantação de rede de esgoto no bairro São João e o andamento sobre o cumprimento da Lei 5.077/2017, que instituiu o Plano Municipal de Saneamento Básico de Pato Branco (PMSB).
Segundo os vereadores Claudemir Zanco (PL), Lindomar Rodrigo Brandão (DEM), Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Romulo Faggion (PSL) e Thania Maria Caminski Gehlen (DEM) o pedido se justificava pelo fato de que desde 2018 há informações sobre a instalação da ETE no bairro e até aquele momento não havia sido verificada movimentações no local para o início das obras.
De acordo com os vereadores, o sistema de coleta e tratamento de esgoto naquela área evitará a contaminação das pessoas e melhorará a qualidade de vida da população.