A Prefeitura de Pato Branco realizou, na tarde desta terça-feira (4), uma reunião com artistas e bandas locais interessados em se apresentar na Expopato 2025. O encontro, sediado no Gabinete Municipal, contou com a presença do chefe de Gabinete, Ito Oliveira, e do assessor jurídico Marcelo Tossulino Machado, focando no credenciamento — aberto por meio da Chamada Pública Simplificada nº 002/2025/CCO — e nas orientações sobre a participação no evento.
Ao todo, 12 artistas e bandas dos gêneros sertanejo, samba/pagode, pop/rock e gospel participaram da reunião. Segundo o edital, as apresentações ocorrerão sem cachê por parte do município ou da Comissão Central Organizadora. Um sorteio, a ser realizado em nova reunião nesta quinta-feira (6), às 10h, no Gabinete Municipal, irá definir a ordem, as datas e os horários de cada apresentação durante a feira.
Transparência, captação de recursos e valorização do talento local
Durante o evento, a Administração Municipal explicou que houve tentativa de captação de recursos via Lei Rouanet, contratando empresa para viabilizar pagamentos por meio do incentivo cultural. No entanto, não houve tempo hábil nem disponibilidade financeira suficiente das empresas locais para viabilizar o pagamento de cachês em 2025. Dessa forma, a Prefeitura acionou o Ministério Público para garantir que as apresentações possam ocorrer utilizando estruturas já licitadas de palco, som e tenda.
Todos os artistas cadastrados poderão se apresentar na Expopato, com possibilidade de aproveitar o palco principal — desde que respeitados critérios técnicos — ou um palco alternativo montado na arena de shows, garantindo visibilidade junto ao público.
A Prefeitura reforça o compromisso de buscar, em futuras edições, a remuneração dos artistas locais, priorizando a participação e valorização dos talentos pato-branquenses. Para a Expopato 2025, a organização continuará transparente e comprometida em assegurar espaço cultural na maior feira local.





