
O prefeito Eduardo Pimentel participou na noite desta segunda-feira (18) das primeiras reuniões presenciais do programa de consultas públicas Fala Curitiba 2025 nas regionais Portão e Santa Felicidade. Os encontros foram realizados nas Ruas da Cidadania do Fazendinha e de Santa Felicidade, reunindo comunidade, vereadores e secretários municipais.
Na Regional Portão, sob a condução do administrador regional Rodrigo Reis, o auditório lotou para a definição das prioridades orçamentárias do próximo ano. Pimentel agradeceu à mobilização dos moradores e reforçou a importância do programa.
“É o momento de a comunidade votar o que deseja. Nos últimos anos, 85% do que foi escolhido no Fala Curitiba já foi concluído ou está em andamento. Quando a população vota, as coisas acontecem”, destacou o prefeito.
Conquistas recentes na região
Entre os benefícios já entregues, Pimentel citou:
- recuperação de calçadas na Rua Carlos Klemtz;
- nova sede do CRAS Santa Quitéria e do Liceu do Ofício;
- 1.600 metros de calçadas acessíveis na Vila dos Cegos, no bairro Santa Quitéria;
- adoção da Praça Elias Ábito Bittar, no Água Verde, pela iniciativa privada;
- 22,5 km de asfalto;
- iluminação cênica no prédio histórico da Casa Klemtz;
- macrodrenagem na Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido.
O prefeito defendeu a necessidade da macrodrenagem para prevenir alagamentos. “O transtorno passa e o benefício fica. Bloqueamos a rua por 30 dias para garantir segurança e evitar enchentes no Campo Comprido, Orleans, Mossunguê e Santa Felicidade”, afirmou.
Novo parque e moradias
Pimentel anunciou também a criação de um parque linear no entorno do Rio Barigui, financiado com recursos obtidos em audiência pública da Assembleia Legislativa. Ele reforçou ainda a meta de construir 20 mil moradias, em parceria com o programa Casa Fácil Paraná.
Na votação da Regional Portão, a construção de moradias foi a prioridade mais votada.
As 10 prioridades da Regional Portão
- Implantar moradias no Jardim Santos Andrade (Campo Comprido);
- Retorno do Armazém da Família para o Parolin;
- Revitalização da Praça do Parolin;
- Construção de passarelas de concreto na Vila Guaíra;
- Criação de área de lazer na Rua Lamenha Lins;
- Ampliação do atendimento em especialidades médicas;
- Assistência às pessoas em situação de rua;
- Rondas preventivas da Guarda Municipal;
- Reforma e modernização das unidades de saúde;
- Instalação de módulo móvel da Guarda Municipal na Regional Portão.
Participação da comunidade
A moradora Maria Rita Vaz de Oliveira, representante da líder comunitária Dona Nenê, destacou a importância do programa. “Tudo que temos hoje em Santos Andrade foi possível graças ao Fala Curitiba: asfalto, saúde, educação e CMEI”, disse.
Para Arildo Ribeiro Taborda, da comunidade Portelinha, o programa já trouxe conquistas como a inclusão no Câmbio Verde, de troca de recicláveis por alimentos. Ele reforçou a expectativa de receber novas moradias.
Já Edson Pereira Rodrigues, o Edson do Parolin, afirmou que a comunidade participa todos os anos e sempre conquista melhorias no orçamento participativo.
Presenças confirmadas
Estiveram presentes os secretários municipais Tatiane Filipak (Saúde), Leverci Silveira Filho (Segurança Alimentar), Marc Souza (Comunicação), Marcelo Fachinello (Governo), além de André Baú (Cohab), Rodrigo Swinka (Instituto Municipal de Turismo), Beatriz Battistella (Imap) e os vereadores Lórens Nogueira, Camila Gonda e Zezinho Sabará.
Próximas reuniões do Fala Curitiba 2025
- 19/8 (terça-feira): Bairro Novo e Tatuquara
- 20/8 (quarta-feira): Boqueirão e Cajuru
- 21/8 (quinta-feira): CIC e Pinheirinho
- 22/8 (sexta-feira): Boa Vista e Matriz
Todas as reuniões têm início às 19h.
Comentários estão fechados.