O ex-prefeito de Francisco Beltrão e ex-deputado estadual, João Batista de Arruda, faleceu nesta segunda-feira, aos 86 anos. Nascido em Presidente Prudente (SP), em 16 de março de 1938, João Batista de Arruda foi uma figura influente na política paranaense, especialmente em Francisco Beltrão, onde desempenhou papéis importantes tanto como prefeito quanto como deputado estadual.
Trajetória Política e Contribuições
João Batista de Arruda iniciou sua carreira como bancário no antigo BANESTADO, hoje Itaú, onde assumiu a gerência da agência de Francisco Beltrão em 1970. Foi nessa cidade que ele começou sua trajetória política, sendo eleito prefeito municipal. Mais tarde, ele foi eleito Deputado Estadual para a sua primeira legislatura (1987/91) pelo PFL, com 18.940 votos. Reeleito para a 12ª Legislatura, ocupou o cargo de Primeiro Secretário da Mesa Executiva no biênio 1991/92. Em 1993, licenciou-se da Assembleia Legislativa para novamente assumir a Prefeitura de Francisco Beltrão, onde deixou um legado significativo em suas duas gestões (1977-1982 e 1993-1996).
Homenagens e Luto Oficial
A notícia de seu falecimento gerou grande comoção nas redes sociais entre os moradores de Francisco Beltrão, com muitas mensagens de pesar e reconhecimento pelo impacto positivo de sua liderança na cidade. O prefeito Cleber Fontana decretou Luto Oficial em Francisco Beltrão em homenagem ao ex-prefeito, destacando sua contribuição inestimável ao município e seu exemplo de vida como cidadão e homem público.
LEIA MAIS
“Perdemos um grande homem, que nos deixa com a missão cumprida. Um homem que fez muito pelo nosso município e para a nossa população como prefeito e deputado. O seu exemplo de vida como cidadão e como homem público é o alento neste momento de dor e tristeza,” afirmou Cleber Fontana.
A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e a Prefeitura de Francisco Beltrão também emitiram notas lamentando o falecimento do ex-presidente da Amsop (1977) e ex-prefeito.
Velório e Sepultamento
O velório de João Batista de Arruda teve início às 10 horas no Crematório Jardim das Oliveiras, com o sepultamento programado para as 17 horas no Cemitério Jardim da Luz.
Comentários estão fechados.