A Prefeitura de Pato Branco, através da Vigilância Sanitária, autuou uma farmácia local após identificar irregularidades graves durante ação de fiscalização, especialmente no armazenamento de medicamentos, incluindo aqueles de controle especial, previstos na Portaria nº 344/1998. Esta portaria estabelece normas para substâncias e medicamentos com alto potencial de dependência física ou psíquica.
Durante a inspeção, fiscais constataram que os medicamentos estavam dispostos diretamente no chão, armazenados em sacos plásticos, sem rastreabilidade adequada e sem monitoramento de temperatura ou dispositivos de segurança exigidos. No momento da vistoria o responsável técnico estava ausente, fator que compromete a qualidade e eficácia dos produtos oferecidos à população.
PCPR realizou Operação Baioneta VI em Coronel Vivida
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiany Zierhut Amorim, as condições verificadas representam risco para a segurança dos medicamentos e descumprimento das normas sanitárias vigentes. Diante das irregularidades, foi lavrado auto de apreensão e a Vigilância Sanitária iniciou medidas administrativas para garantir a conformidade sanitária e a segurança dos serviços prestados aos cidadãos de Pato Branco.
Supermercado
Na terça-feira, 28, a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação de fiscalização em um supermercado da cidade e identificou graves irregularidades envolvendo a manipulação e a comercialização de alimentos, em descumprimento à Lei Estadual nº 13.331/2001, ao Decreto nº 5.711/2002 e à Resolução RDC nº 216/2004 da Anvisa.
O estabelecimento foi autuado por: comercializar produtos vencidos; reutilizar alimentos vencidos na fabricação de novos produtos; manter alimentos sem rotulagem; alterar datas de validade; e descongelar carnes de forma irregular.





