“O Federal Reserve está estudando esses desenvolvimentos e explorando maneiras de refinar seu papel como provedor principal de serviços de pagamento e como autoridade emissora de moeda dos EUA”, diz um comunicado do banco central americano.
Ao destacar a possibilidade de criação de uma moeda digital de bancos centrais (CBDC, na sigla em inglês), a autoridade monetária americana explica que a medida seria um complemento, e não um substituto, do dinheiro.
“Na busca por essas funções essenciais, temos monitorado e nos adaptado cuidadosamente às inovações tecnológicas que agora estão transformando o mundo dos pagamentos, finanças e bancos”, afirma o presidente da instituição, Jerome Powell.
Segundo o dirigente, a emissão de um CBDC pelo Fed levantaria importantes considerações sobre política monetária, estabilidade financeira e proteção ao consumidor, além de questões jurídicas e de privacidade, o que exigirá reflexão e análise cuidadosa.
Por isso, de acordo com o comunicado, o Fed está focado em entender melhor as oportunidades e os riscos associados aos novos mecanismos de pagamento digital.
Comentários estão fechados.