A Prefeitura de Honório Serpa realizou, na semana passada, a inauguração do primeiro espaço oficial da Feira da Agricultura Familiar e fez repasse de equipamentos para os feirantes. Os investimentos para a estrutura são municipais e para os equipamentos foram obtidos por repasse da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Os esforços para essas ações visam incentivar os agricultores a continuarem plantando e produzindo alimentos de qualidade e gerando renda com a venda nas feiras e nos programas estaduais e federais em que estão cadastrados.
O prefeito Luciano Dias parabenizou os agricultores pelos esforços e pelos ótimos produtos que têm oferecido à população. “É um grupo forte, trabalhador e que estão trazendo qualidade e quantidade de alimentos para a feira e para alimentação escolar, por isso nós da Administração sempre apoiamos e vamos continuar parceiros nessa jornada”. Um equipamento de Enxada Rotativa também foi cedido aos produtores de frutas e verduras para uso coletivo.
A Leunira Viganó Tesser, chefe regional da Seab, esteve presente e falou da satisfação de mais uma vez retornar ao município para concretizar investimentos. “Nós há poucas semanas estivemos aqui para a entrega de dezenas de equipamentos agrícolas, agora estamos para a inauguração deste espaço maravilhoso e merecido, logo a Seab retornará aqui para o repasse de um caminhão basculante e entre outras ações que nos deixam muito feliz por ver os benefícios sendo garantidos”.
Na estrutura coberta foram investidos recursos próprios da Prefeitura e conta agora com uma sala de depósito própria para armazenar os itens de utilização na feira. Desta forma não há mais necessidade de carregar os móveis, barracas e utensílios para outros locais. Isso gera mais conforto para os feirantes e evita danos aos equipamentos.
Os equipamentos para estruturação custaram aproximadamente R$ 100 mil. São três unidades de freezer sendo dois horizontais e um vertical, fritadeiras industriais, conjuntos de mesas e cadeiras dobráveis, balanças eletrônicas, estufas de bancada, barracas estilos tenda e bar.
A agricultora e feirante Ivone Krumm, lembrou do início das ações há 5 anos. “A primeira Feira da Agricultura Familiar ocorreu no Departamento de Agricultura, no dia 1º de agosto de 2017 como forma de marcar o Dia do Agricultor, datado em 28 de julho e o Dia do Agricultor Familiar comemorado em 25 de julho”. Na sequência, as demais feiras não eram periódicas, porém houve boa aceitação de público e mais procura de agricultores interessados. A Administração acompanhou os esforços dos produtores e percebeu que a iniciativa deu certo e prosperaria e por isso intensificou a busca por recursos para os incentivos.