A Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR realiza, nos dias 3 e 4 deste mês, a tradicional Feira de Profissões, que visa apresentar aos estudantes do ensino médio as oportunidades e experiências oferecidas a partir da vida universitária. É uma iniciativa dos acadêmicos que busca demonstrar as diversas oportunidades de atuação, não apenas relacionadas à sala de aula, mas também a relevância de exercerem uma ação direta em várias atividades junto à comunidade de Pato Branco e região. O evento ocorre das 8h às 12h, 14h às 17h30 e 19h às 21h30.
Luciano Minghini, orientador do projeto da feira e professor de Marketing e Estratégia, salienta a importância da iniciativa. “A feira é uma oportunidade para os alunos conhecerem o mundo de atuação que vai além da sala de aula. É sobre ser protagonista em atividades que envolvem a comunidade e projetos de pesquisa,” afirma Minghini. Ele explica que a realização é conduzida pelos próprios estudantes, com o apoio da universidade e de servidores em questões operacionais.
Ele revela que um dos principais desafios da edição deste ano tem sido a logística para trazer escolas para a feira.“Enfrentamos algumas dificuldades com relação ao transporte, mas conseguimos uma parceria com a Brantur, que viabilizou o deslocamento dos estudantes de Pato Branco e cidades vizinhas,” conta Minghini. Ele destaca o valor dessa colaboração da sociedade, especialmente em um momento de cortes de recursos enfrentados pelas universidades federais.
Entre as novidades desta edição, a feira contará com a participação de patrocinadores e apoiadores culturais. Empresas como a Viasoft estarão presentes, oferecendo oportunidades de trabalho e projetos de inovação. Minghini aproveita para destacar também a importância do ensino superior na formação das novas gerações: “Apesar das alternativas aparentemente mais fáceis ou atrativas aos jovens, a formação universitária ainda é a mais robusta, proporcionando competências essenciais para o século XXI.”
O evento promete uma série de atividades lúdicas e técnicas em todos os blocos do campus, além de apresentações culturais, como a do Coral da Unimed e do Coral Theóphilo Petrycoski. “Esperamos atrair cerca de 1.500 visitantes, com a participação de aproximadamente 50 escolas,” diz Minghini. Ele convida a comunidade a conhecer mais sobre a vida universitária e desmistificar o que significa o ensino superior.
“Nosso objetivo é mostrar que a vida universitária vai além do ensino formal, e queremos que todos sintam essa experiência,” conclui. A Feira de Profissões da UTFPR se apresenta como um espaço de aprendizado e descoberta, conectando jovens ao futuro.
Comentários estão fechados.