
A comunidade surda de Pato Branco passou a contar com um atendimento mais acessível e humanizado no Mercado do Produtor, graças a um projeto de extensão do Afya Centro Universitário de Pato Branco (antigo UNIDEP). A iniciativa foi desenvolvida no segundo semestre de 2024, durante a disciplina Projeto de Extensão V – Somos: Diversidade e Inclusão, ministrada pela professora Ma. Luciana de Freitas Bica, com foco na popularização e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover acessibilidade comunicacional.
Um dos destaques foi a participação de Elione Maria Vanz, feirante e moradora da comunidade São Miguel Cachoeirinha. Ela aprendeu sinais essenciais de Libras com acadêmicos do curso de Psicologia, passando a oferecer um atendimento diferenciado às pessoas surdas que frequentam o mercado. A capacitação incluiu desde cumprimentos básicos até sinais para indicar sabores e preços dos produtos.
“Eu não sabia nada de Libras antes, mas essa formação me mostrou a importância da inclusão. Agora posso atender melhor as pessoas surdas. A comunicação é fundamental e me sinto feliz por poder me comunicar de forma igualitária”, afirmou Elione, atualmente a única feirante da cidade a utilizar Libras no atendimento ao público.
Arena Cláudio Petrycoski é inaugurada com vitória do Pato Futsal
A professora Luciana destacou que a ação vai além do ensino da língua de sinais, pois contribui para quebrar barreiras e promover cidadania. Já a acadêmica Débora dos Santos Camargo ressaltou o impacto direto na comunidade e a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, ao lado dos colegas Bruna dos Santos Camargo, Leonardo Moreira, Luciana Aleixo da Silva, Mayara Magalhães de Sousa e Rozane Marcia Triches.
Em 2024, o Afya Centro Universitário promoveu cerca de 60 disciplinas de extensão, envolvendo mais de 1.360 acadêmicos e resultando em 348 projetos extensionistas em parceria com a comunidade de Pato Branco e região.
Guia prático para profissionais da saúde
Entre as ações de destaque da instituição está o lançamento, em 2024, do livro Guia Prático de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Profissionais de Saúde. A obra foi escrita pela professora Luciana e pelo coordenador do curso de Medicina, prof. Me. Vilson Geraldo de Campos, a partir de vivências acadêmicas na disciplina de Libras. O material oferece orientações para a comunicação com pacientes surdos, com foco especial na anamnese clínica, unindo ciência, empatia e acessibilidade na área da saúde.
Comentários estão fechados.