A tradicional Festa de São João aconteceu entre os dias 23 e 26 de junho, na cidade de São João, em comemoração ao dia do santo padroeiro do município. A festa acontece há 68 anos, em conjunto com os festejos juninos, shows e a Expo São João.
A programação foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de São João (Acesj), com a administração pública e a Paróquia São João Batista.
A queima da fogueira aconteceu no sábado (25), o dia mais movimentado da festa e, segundo o prefeito de São João, Clovis Cuccolotto. “Superou as expectativas, começamos na quinta, com um grande volume de gente, na sexta também teve bastante circulação de pessoas e o sábado foi o dia com mais gente”, comentou, ao afirmar que, mesmo sem ter contabilizado o total de pessoas por dia, o que deve acontecer na terça-feira (28), a expectativa é o sábado tenha reunido aproximadamente 30 mil pessoas.
Em 2010, São João obteve a marca de maior fogueira junina do Brasil, com 62,2 metros de altura e, a partir de então, o município tem recebido visitantes de diversos estados do país durante os dias de festejos e também da Argentina e Paraguai.
Nesse ano, a fogueira foi construída com a ajuda de um guindaste, em 10 dias, e contou com a atuação de 12 trabalhadores diretamente, chegando a 52 metros de altura. Para que o atrativo fosse construído, 200 metros cúbicos de madeira foram utilizados, com estrutura externa de madeira de reflorestamento e enchimento de galhos de podas realizados pelo município.
De acordo com Cuccolotto, “o que atrai as pessoas é o acendimento da fogueira, o que mais chama atenção. No entanto, os shows também tem muito destaque, o pessoal gostou muito das atrações, principalmente o show do padre Ezequiel. Enfim, todos os componentes ajudaram a fazer o sucesso da festa”.
Após dois anos sem a possibilidade de realizar o festejo, essa foi a realização da primeira Festa de São João após o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19 e, de acordo com o prefeito, esse foi um momento de comemoração, “passamos 2020 e 2021 em isolamento por conta da covid-19, muitas pessoas perderam entes queridos e amigos e é uma vitória a nível mundial, porque foram tantas perdas, foi gratificante ver as pessoas celebrando a vida em torno da fogueira”.
Os trabalhadores envolvidos na realização da festa também receberam o agradecimento do prefeito. No total, foram 220 colaboradores trabalhando em todo o processo, que também contou com a ajuda de voluntários.
“Temos que agradecer, superou nossas expectativas, temos gratidão a Deus e a todos nossos funcionários que trabalharam incansavelmente durante a montagem da fogueira, preparação das atrações, das estruturas, foi um sucesso total. É uma satisfação o tanto de pessoas que vieram nos prestigiar”, destaca Cuccolotto.
Hospedaria
A administração pública de São João, em parceria com a Agência IGR Vales do Iguaçu, organizou nesse ano a Hospedaria Seminário para receber a população de outros municípios nos dias de festa.
Essa foi o primeiro ano em que o município disponibilizou uma hospedagem, de baixo custo, para que os interessados em participar de um ou mais dias de festas pudessem permanecer no local gastando pouco e sem a necessidade de retornar para suas casas, em outros municípios, durante a noite.
De acordo com o prefeito, a ideia foi um sucesso. “O Seminário estava sempre cheio, todos os cômodos lotados nos dias de festas. As pessoas experimentaram e funcionou muito bem para o propósito”, afirma.
4ª Expo São João
Nos mesmos dias em que a população prestigiava os festejos em comemoração ao dia do padroeiro São João Batista, acontecia no Parque Ambiental Antônio Gasparetto a quarta edição da Expo São João.
Em entrevista concedida para o Diário do Sudoeste em maio de 2022, o presidente da Acesj, Tiago Roberto Wiesenhutter, afirmou que a feira deveria impactar a retomada da economia local, após a pandemia, já que “a última feira girou dentro do município cerca de R$ 3,6 bilhões e esperamos mais para esse ano”.
Nesta segunda-feira (27), o presidente comentou que a festa, tanto relacionado a feira quanto a fogueira, foi um sucesso. “Foi uma das maiores de todos os tempos, nunca houve tanto público como nesse ano”, aponta.
Wiesenhutter destacou ainda que a associação deverá fazer, nos próximos dias, um levantamento e uma pesquisa de satisfação para saber o quanto girou financeiramente para o município. “Vamos fazer uma pesquisa para saber sobre os negócios, o que gerou de dinheiro. Conforme conversei com o pessoal que estava expondo, estão todos muito contentes, todos venderam, nas barracas venderam muito, foi um ano espetacular”, finaliza.