A 91° Festa de São Pedro já está sendo planejada em Pato Branco e, neste ano, terá como objetivo custear a reforma e ampliação do Pavilhão São Pedro, local onde a festividade é realizada anualmente.
Com programação ao longo do mês de junho, o primeiro evento da tradicional festa pato-branquense é a buchada que será novamente realizada em duas datas. A primeira será no dia 9 de junho e a segunda venda do bucho está marcada para o dia 16 de junho.
No dia 11 de junho, o almoço italiano será servido a partir das 12h30, com caldo de feijão, brodo e polenta frita na entrada; frango frito, porco no tacho, polenta mole, queijo e salame, lasanha bolonhesa, tortéi com molho de frango, espague ao sugo, fortaia, radiche cotie, salada e, de sobremesa, sagu com creme.
A programação segue no dia 17 de junho, com a feijoada do Lar dos Idosos São Francisco de Assis.
A partir do dia 21 de junho terá início a semana de festividades com as tradicionais comidas, bebidas e bingo. A venda de pastel será realizada pessoalmente, no Pavilhão, e também na forma de delivery.
No dia 28 haverá a venda do leitão assado e, no dia de São Pedro, em 29 de junho, último dia de festa, será servido o tradicional churrasco.
Programação religiosa
Com o tema “Pela tua palavra lançarei redes”, a programação religiosa terá início no dia 20 de junho e se estenderá até o dia 29 do mesmo mês, quando ocorre a carreata de São Pedro, solenidade e missa festiva.
Confira a programação completa:
20/6 – A vocação de Pedro;
21/6 – Pedro chamado a reger a igreja;
22/6 – A coragem e a fraqueza de Pedro;
23/6 – Pedro, primeira testemunha da ressurreição de jesus;
24/6 – Pedro guia os primeiros passos da igreja;
25/6 – Pedro corajosamente anuncia jesus ressuscitado;
26/6 – Pedro exerce o poder dos milagres;
27/6 – Pedro acolhe os pagãos na igreja;
28/6 – Pedro é liberto pelo anjo;
29/6 – 8h30: carreata com são Pedro pelas ruas da cidade;
9h30: solenidade de são Pedro;
19h30: Missa festiva.
De acordo com a coordenadora do conselho administrativo da Paróquia São Pedro e uma das organizadoras da festa, Leila Aparecida Zanini, a expectativa para a Festa de São Pedro 2023 é superar a marca de 30 mil pessoas no evento, número que passou pelo Pavilhão em 2022. “A população de Pato Branco é solícita e quer essa reforma de ampliação, então estaremos também apresentando o projeto no telão durante a festividade”.
Segundo matéria do Diário do Sudoeste, coma festividade de 2022 foi arrecadado R$ 588.378,90. A média diária de público foi de aproximadamente três mil visitantes por dia. Ainda, o item com maior sucesso da Festa de São Pedro foi o pastel, com a venda de 47.108 unidades.
Comentários estão fechados.