As festas juninas trazem um sabor especial ao mês de junho. Isso porque a data festiva é carregada de comidas saborosas que aquecem o corpo e também o coração. Sabe-se que, mais uma vez, a ocasião não poderá ser celebrada nas ruas das cidades por conta da pandemia desencadeada pela covid-19. Entretanto, para não deixar a festividade passar em branco, é possível adaptar as receitinhas para comemorar dentro de casa.
A ideia de se arriscar na cozinha para tentar imitar os clássicos juninos traz uma vantagem extra: a possibilidade de incrementar com alimentos saudáveis. Além da família se divertir com as criações, é possível buscar versões menos calóricas para aproveitar o período sem deixar de lado a saúde. Renata Guirau, nutricionista, explica que alguns alimentos típicos dessa época devem ser consumidos com moderação.
“Em geral, os alimentos contendo amendoim, como paçoca e pé de moleque; as frituras, como o pastel; e os lanches, como o cachorro quente, costumam ser as preparações mais ricas em calorias. Claro que tudo depende de como as receitas são preparadas. Por isso, é possível adaptar esses pratos típicos, caso as pessoas optem por uma festa junina caseira mais equilibrada”, informa.
Mesmo sendo interessante trabalhar com novas versões dos pratos, a nutricionista alerta que muitas vezes as adaptações podem descaracterizar os alimentos. Portanto, para ela, o segredo de uma comemoração sem preocupações é não abusar das quantidades e priorizar as comidas que cada indivíduo mais gosta. A tática auxilia em um consumo consciente. “Foque nas preparações que mais gosta para não fazer muitas opções. Isso implica em um consumo fora do que corresponde ao equilíbrio. Se houver alguma receita típica da sua família, use-a sem modificar os ingredientes para não perder o gostinho caseiro que muitos pratos têm”, diz a nutricionista.
Outra dica apresentada pela Renata para deixar a ocasião ainda mais saborosa, saudável e leve é apostar nas frutas como sobremesas. Elas podem entrar no cardápio junino sendo acompanhadas de ingredientes como calda de açúcar na maçã do amor ou até mesmo calda de chocolate, no caso do morango e da uva. “A gente pode comer de tudo, porém em quantidades equilibradas. Uma coisa é comer uma paçoquinha. Outra é devorar uma caixa inteira de uma vez. A quantidade importa muito nessas horas. Por isso não digo para evitar os alimentos, mas sim para torná-los capazes de estarem dentro de um consumo equilibrado e consciente”, aponta Renata.
Para incentivar as festas juninas caseiras, a nutricionista indica receitas saborosas para serem feitas no conforto do lar. Confira:
CREME DE COCO VERDE
Ingredientes:
2 xícaras de água de coco
Polpa de 1 coco verde
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa e cravo da índia
Modo de preparo:
1) Misture tudo em uma panela e cozinhe em fogo baixo até ficar um creme consistente.
PAMONHA DE ASSADEIRA
Ingredientes:
4 espigas de milho grandes
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de açúcar
3 colheres de sopa bem cheia de queijo ralado
Modo de preparo:
1) Ralar o milho e bater no liquidificador com os demais ingredientes até
desmanchar os grãos.
2) Untar uma forma de anel média com manteiga e polvilhar com açúcar.
3) Colocar a massa, cobrir com papel alumínio e levar ao forno brando por 30 minutos ou até que a massa fique cozida (teste do palito).
QUENTÃO DE MORANGO
Ingredientes:
200 ml de cachaça
200 ml de água
1 xícara de morangos picados
3 colheres de sopa de açúcar
½ colher de sopa de gengibre picado
1 pau de canela
Modo de preparo:
1) Cozinhe o morango com o açúcar, o gengibre e a canela em fogo baixo até formar uma geleia.
2) Acrescente a cachaça e deixe ferver por cerca de 3 a 5 minutos. Sirva em seguida. Se achar necessário, coe.