A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) deu início às comemorações do Dia da Indústria com uma solenidade realizada nesta quarta-feira (21), em Pato Branco, no Sudoeste do estado. O evento ocorreu no Centro de Eventos Gabbana Jardins e reuniu mais de 200 lideranças do setor produtivo da região, marcando a abertura oficial da programação alusiva à data, celebrada nacionalmente em 25 de maio.
O ponto alto da noite foi a entrega da Medalha do Mérito Industrial aos empresários Valdir Petrycoski, da Fogões Petrycoski, e Nadir Terezinha De Marchi, do Grupo Salmar, além da concessão do título de Benemérito da Indústria a Ilson Behne, fundador do Grupo MSA Indústria, de Francisco Beltrão — homenagem póstuma por sua trajetória de impacto no setor.
Até o dia 30 de maio, a Fiep realiza eventos em todas as regiões do Paraná, destacando o tema de 2025: “Construindo legados, transformando a indústria”. Durante a solenidade, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, ressaltou a relevância dos empresários para o desenvolvimento industrial paranaense.
“Temos uma máquina muito grande que é a indústria paranaense, a quarta maior do Brasil. E quem move essa estrutura são os empreendedores”, afirmou Vasconcelos.
O presidente também defendeu a retomada de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento industrial, citando como exemplo os recentes movimentos dos Estados Unidos para reindustrialização. “O mundo está atento à indústria. Precisamos que o Brasil também esteja”, completou.
Indústria no Paraná
A indústria paranaense representa 6,8% do PIB industrial do Brasil, com destaque ainda maior no setor de indústria de transformação, onde ocupa o terceiro lugar nacional, com 8,4% de participação. A Fiep representa quase 80 mil empresas, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos no estado.
Autoridades e representantes presentes
A cerimônia em Pato Branco contou com a presença de prefeitos da região, entre eles Géri Dutra (Pato Branco), Antonio Pedron (Francisco Beltrão) e Daniel Langaro (Palmas), além de vice-presidentes da Fiep como Edgar Behne, coordenador regional no Sudoeste, e Roni Junior Marini, além de diretores e presidentes de sindicatos industriais.
As homenagens foram definidas por uma comissão da Fiep, a partir de indicações feitas pelos sindicatos filiados à entidade, reconhecendo o papel estratégico de empresários que contribuíram para o fortalecimento do setor industrial no Sudoeste paranaense.
Mérito Industrial – Valdir Petrycoski
Valdir Petrycoski iniciou sua jornada industrial aos 16 anos, trabalhando ao lado do pai e dos irmãos. Em 1971, já assumia a gestão de produção da Fogões Petrycoski. Desde então, lidera com visão e dedicação, mantendo viva a tradição industrial da família. À frente da empresa, Valdir transformou a marca em líder nacional na produção de fogões à lenha. A indústria, que soma quase 70 anos de história, também atua como sócia de outras empresas, com destaque nos setores de fundição, peças agrícolas e construção civil.
Referência na representação do setor, Valdir é diretor histórico do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco (Sindimetal Sudoeste) e criou o Instituto Theóphilo Petrycoski, promovendo ações sociais voltadas à educação, cultura e cidadania para crianças e jovens.
Para o empresário, a homenagem da Fiep reconhece o trabalho de toda a família Petrycoski no desenvolvimento industrial de Pato Branco e região. “Nossa vida sempre foi trabalhar com a indústria. Comecei aos 16 anos, faz 50 anos que estou trabalhando com indústrias e quero continuar trabalhando até quando puder”, disse. “E é um reconhecimento para o meu pai, que chegou aqui em 1949, começou a fabricar fogão e isso cresceu muito. Meu pai produzia de 40 a 50 fogões a lenha por mês, hoje nós produzimos 5 mil por mês, com a Atlas produzindo muitos por dia”, disse.
Valdir Petrycoski foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial da Fiep pelo Sindimetal Sudoeste.
Mérito Industrial – Nadir Terezinha De Marchi
A empresária Nadir Terezinha De Marchi, fundadora do Grupo Salmar, foi homenageada com a Medalha do Mérito Industrial pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A indicação partiu do Sindimadmov, sindicato que representa as indústrias madeireiras e moveleiras do Sudoeste.
A trajetória de Nadir começou aos 23 anos, em Realeza, com a produção artesanal de brinquedos de madeira. Em 1985, fundou a Salmar Móveis, que evoluiu para o atual Grupo Salmar, com sede em Santa Izabel do Oeste e composto pelas marcas Salmar Ambientes Planejados, Móveis Unibras e Madelaris, empregando 85 colaboradores.
Pioneira no setor e no associativismo, Nadir foi a primeira mulher presidente da Associação Comercial de Realeza, fundadora do Núcleo da Mulher Empresária e presidente do Sindimadmov. Ao receber a medalha, destacou os desafios enfrentados por mulheres na indústria e dedicou a homenagem à família, especialmente à mãe, que sempre acreditou em seu potencial.
Ilson Behne
Natural de Francisco Beltrão, Ilson Behne foi homenageado postumamente com o título de Benemérito da Indústria pela Fiep, indicado pelo Sindimadmov, por sua trajetória de 57 anos à frente do Grupo MSA, um dos maiores fabricantes de móveis planejados do Brasil. Fundado em 1967 como Marmoraria Estrela, o grupo reúne hoje as marcas Marel, Dimare e Kless, com mais de 400 revendedores no Brasil, América do Sul e Estados Unidos, além de empregar diretamente mais de 400 pessoas.
Ilson destacou-se no setor comercial e no associativismo regional, sendo um dos fundadores do Sindimadmov, presidente da Associação Comercial de Francisco Beltrão e idealizador da Fenafrango. Em nome da família, seu filho André Ivan Behne ressaltou que a homenagem reconhece o legado empresarial e serve de inspiração para as futuras gerações.
Comentários estão fechados.