Abril Verde reforça importância da prevenção de acidentes de trabalho

Agência FIEP-PR

-- 2 Notícia --

Por agregar duas datas que trazem visibilidade à saúde e à segurança do trabalhador – o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (18) – este mês é conhecido como Abril Verde. A iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, área em que o Sesi Paraná atua há 75 anos no apoio às indústrias.

“O mês traz a conscientização e busca promover o quanto as ações preventivas podem reduzir e até eliminar os acidentes e afastamentos no trabalho”, afirma Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sistema Fiep. “Neste ano, com a vigência das novas NRs, ganha ainda mais força, já que muitas das mudanças são para uma análise de dados mais transparente e assertiva, visando a execução de ações preventivas”, completa.

-- 3 Notícia --

Desde 2019, as NRs começaram a ser revisadas e, em 3 de janeiro deste ano, as novas versões entraram em vigor. Com a NR-01, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da NR-09 deixou de valer e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) passa a contemplar os cinco riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Para atender a essas novas demandas, o Sesi Paraná oferta a criação do PGR. Esse trabalho inclui a criação de um Plano de Ação, além do Inventário de Riscos, ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à tomada de decisão da empresa.

-- 4 Notícia --

Mais informações podem ser obtidas na unidade do Sesi mais próxima ou pelo 0800 648 0088.

LEGENDA DA FOTO

Sesi Paraná oferece consultorias para que indústrias se adaptem às novas NRs

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta