Redação com Assessoria
Nessa terça-feira (14), a secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise apresentou ao Legislativo a prestação de contas da pasta. Ela exibiu números de ações que estão sendo desenvolvidas desde 2021, que segundo divulgação prévia, contribuiu na redução de 92,65% da fila de espera por cirurgias eletivas.
De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Comunicação do Município, dos 1.960 pacientes aguardavam por procedimento, no início de 2021, neste momento, fevereiro de 2023, 144 estão na fila de espera para atendimento, nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologista.
“Essa redução é o resultado de uma gestão que cuida das pessoas, que busca atender as necessidades das pessoas e atendê-las. Formalizamos novos contratos com os hospitais, estimulando a adesão dos profissionais especialistas, além de fazermos uma varredura buscando os pacientes que são de Pato Branco e que ainda aguardavam pelo procedimento. Com um trabalho amplo da equipe rede pública de saúde de Pato Branco, conseguimos agilizar os atendimentos”, afirma a secretária de Saúde.
O custeio das cirurgias é realizado com recursos livres do Município, além de incentivos do Governo Estadual e Federal. São procedimentos que não são considerados de urgência, onde o médico agenda o dia e o horário para realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia. A maioria, são simples, com o procedimento e a alta do hospital ocorrendo, geralmente, no mesmo dia.
“É importante ressaltar que a fila por cirurgia eletiva sempre está em movimento. Neste momento 144 pacientes estão aguardando, mas conforme os atendimentos são realizados, mais pacientes entram para a fila. Nunca fica estável e sem pacientes aguardando”, explica a secretária.
Dar agilidade aos serviços públicos de saúde é uma das metas da Prefeitura. Ao longo desses dois anos foram implantadas diretrizes para que a população pato-branquense tenha um atendimento de ágil e de qualidade.
Pelos atendimentos realizados na Atenção Primária à Saúde entre setembro a dezembro de 2022, o município conquistou o 1º lugar geral no Estado, entre municípios com 50 a 100 mil habitantes, no ranking do “Previne Brasil”.
“Desde 2021 estamos trabalhando para que o pato-branquense seja bem atendido, tenha o seu problema resolvido, com qualidade e agilidade. A fila de cirurgias eletivas nunca acaba, mas ver uma redução significativa do número de pessoas que aguardavam pelo atendimento, mostra o comprometimento de toda a gestão com a população, com a saúde pública. O comprometimento em valorizar e cuidar das pessoas”, ressalta o prefeito Robson Cantu.
Comentários estão fechados.