
O Paraná terá um fim de semana marcado por grandes contrastes climáticos entre as regiões, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Enquanto o Noroeste enfrenta calor e baixa umidade, o Leste deve registrar tempo nublado e possibilidade de garoa, especialmente na Serra do Mar e no Litoral.
Nesta sexta-feira (15), as mínimas mais baixas foram registradas em Cerro Azul (5,1°C), Telêmaco Borba (5,5°C) e Palotina (5,5°C). Nos Campos Gerais, Sudoeste e Centro-Sul, houve ocorrência de nevoeiro pela manhã. À tarde, com predomínio de sol, as temperaturas ficam próximas de 20°C nessas regiões. O fim de semana segue com amanhecer frio e tardes mais quentes; em Laranjeiras do Sul, a máxima prevista para domingo (17) é de 25°C.
No Oeste e Sudoeste, a amplitude térmica será destaque. Em Guaíra, a sexta começou com 9,1°C e pode chegar a 25°C. No sábado (16), a variação será entre 13°C e 26°C; no domingo (17), entre 15°C e 29°C.
Já no Leste, as máximas mais baixas do dia ficam em torno de 15°C em Curitiba e 18°C no Litoral. O céu encoberto, que persiste desde a tarde de quinta-feira (14), deve se manter até domingo, quando o sol volta a aparecer. Até lá, há chance de garoa isolada. A mudança no padrão dos ventos, vindos do oceano, trouxe mais umidade para a região, reduzindo a sensação térmica.
No Norte e Noroeste, o cenário é oposto: o calor predomina e as máximas chegam a 30°C nesta sexta, podendo alcançar 32°C no fim de semana em cidades como Paranavaí, Umuarama e Querência do Norte. A umidade relativa do ar segue baixa, variando entre 20% e 30% no Noroeste e 30% a 40% no Norte.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, a condição no Noroeste se aproxima de um veranico típico de inverno, com máximas até 4°C acima da média, mas mínimas ainda abaixo do normal, o que impede a classificação como onda de calor.
Na próxima semana, o sol deve predominar até terça-feira (19), quando a chegada de uma frente fria pelo Sul do Brasil pode provocar leve e rápida queda nas temperaturas, antes de novo aquecimento.
O Simepar mantém o monitoramento do clima por meio de 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. A previsão detalhada para os 399 municípios paranaenses pode ser consultada em www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia.
Comentários estão fechados.